“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Expectativa de crescimento, agora, não ultrapassa os 3%, diz Cláudio Sahad

Presidente do Sindipeças é o entrevistado da terceira edição do Linha de Montagem AutoData

29/04/2025

Por Márcio Stéfani

Na terceira entrevista da série Linha de Montagem AutoData Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, fez uma análise abrangente sobre o futuro imediato do setor automotivo brasileiro e sobre os planos necessários para o avanço contínuo da indústria de autopeças no Brasil.

Durante a entrevista Sahad abordou questões cruciais, como a expectativa de crescimento da produção automotiva para este ano que, segundo novos cálculos da entidade, deve ser de apenas cerca de 3%. Ele também discutiu a recente assinatura da regulamentação do programa Mover, ressaltando que, no seu ponto de vista, a indústria automotiva brasileira agora desfruta de um nível de previsibilidade superior ao de mercados desenvolvidos, como Europa e Estados Unidos.

“Estas estabilidade e previsibilidade são fundamentais para a manutenção dos investimentos anunciados em inovação e em tecnologia tanto por parte das montadoras como das empresas de autopeças, essenciais para o crescimento do setor.”

Outro ponto de destaque da entrevista foi a preocupação com a entrada de montadoras chinesas que desejam iniciar a produção no Brasil sem adquirir peças locais. Sahad enfatizou que todas as novas marcas que desejam produzir localmente serão bem-vindas mas que o Sindipeças está trabalhando junto ao governo para garantir regras que protejam a indústria nacional: “Todos são bem-vindos desde que queiram produzir localmente e não apenas montar”.

Além disso Sahad ressaltou a necessidade de o Brasil melhorar sua competitividade industrial e criar uma política de Estado que una entidades, empresários e governo na busca por um setor automotivo mais forte. Ele acredita que o futuro do setor depende da capacidade de aumentar as exportações, mesmo diante de desafios como as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Por fim o presidente do Sindipeças fez um apelo à urgência da renovação da frota e também de uma política de inspeção veicular, apontando que estas medidas beneficiariam tanto o Brasil quanto os brasileiros em todos os aspectos, sejam eles econômicos, de saúde ou ambientais.

Fonte: AutoData

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?