O Volkswagen T-Cross foi o SUV que mais valorizou no ano passado. É o que indica um levantamento realizado pela startup Mobiauto com os utilitários esportivos pequenos.
O modelo teve ganho médio de 28,41% em seu valor de mercado, mais até do que os 21,69% estipulados como referência do segmento de SUVs compactos.
Chevrolet Tracker e Honda WR-V aparecem em empate técnico, com 24,73% e 24,43%, respectivamente. Na outra ponta da tabela, o Peugeot 2008 foi o modelo menos valorizado da categoria, com um ganho de 12,78%. Até o Ford EcoSport, que saiu de linha em 2021, se saiu melhor, com 14,08% de alta.
Veja abaixo a variação dos valores dos SUVs compactos:
Marca / modelo | Janeiro/21 | Dezembro/21 | Variação |
VW T-Cross | R$ 90.463,20 | R$ 116.116,20 | 28,41% |
Chevrolet Tracker | R$ 93.968,57 | R$ 117.204,29 | 24,73% |
Honda WR-V | R$ 80.651,33 | R$ 100.351,33 | 24,43% |
Jeep Renegade | R$ 101.194,88 | R$ 125.801,50 | 24,32% |
Nissan Kicks | R$ 84.916,20 | R$ 104.592,20 | 23,17% |
VW Nivus | R$ 89.042,50 | R$ 109.643,00 | 23,14% |
Honda HR-V | R$ 116.912,00 | R$ 141.156,33 | 20,74% |
Citroën C4 Cactus | R$ 80.597,60 | R$ 97.049,60 | 20,41% |
Renault Duster | R$ 78.656,50 | R$ 94.454,75 | 20,09% |
Caoa Chery Tiggo 5X | R$ 80.567,60 | R$ 97.049,60 | 20,41% |
Renault Captur | R$ 85.128,17 | R$ 98.530,17 | 15,74% |
Ford EcoSport | R$ 78.616,33 | R$ 89.689,17 | 14,08% |
Peugeot 2008 | R$ 76.695,00 | R$ 86.499,00 | 12,78% |
“É um segmento efervescente, no qual sempre há novas peças no tabuleiro, como o Fiat Pulse, que deve mexer sensivelmente nesse ranking daqui para a frente. Mesmo o pior modelo da lista (o 2008) apresentou quase 13% de alta, uma valorização bem acima da inflação, que foi de 10,06%”, diz Sant Clair Castro Jr, CEO e consultor da Mobiauto.
Acima da inflação
Para o consultor, o consumidor pode se sentir tranquilo em escolher seu modelo preferido sem se preocupar com eventuais perdas financeiras.
“Se o modelo menos valorizado da lista já se coloca acima da inflação, isso significa que o consumidor pode escolher qualquer utilitário-esportivo de sua preferência sem se preocupar em perder dinheiro. Claro que, em alguns modelos, ganha-se mais. Mas ninguém perde”.
De acordo com o estudo, de um total de 58 versões de SUVs pesquisadas, somente seis tiveram cotações reajustadas abaixo do índice de inflação.
O levantamento também indicou a predominância das versões básicas destinadas para o mercado PCD. Segundo a Mobiauto, a grande quantidade de unidades voltadas para este público se deve ao fim do limite anterior de carros desta categoria, que era de R$ 70 mil. Importante lembrar que o teto para isenção de IPI para as versões de entrada para PCD foi reajustado para R$ 140 mil no fim do ano passado.
“Com a alta nos zero quilômetro, os seminovos acompanharam esses reajustes e também ganharam aumentos expressivos. As cinco versões de SUVs mais valorizadas em 2021 foram PCD”, explica Castro Jr.
Fonte: Automotive Business