“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Especial “Dia Internacional da Mulher”

Elas estão cada vez mais atuantes no setor automotivo, nos mais diversos cargos, trazendo inovação e um novo olhar para as empresas

07/03/2025

Por Karin Fuchs

As mulheres, cada vez mais, têm inovado nas indústrias, distribuidoras, autopeças e oficinas com sua sensibilidade, profissionalismo e know-how. A diversidade tem mostrado resultados positivos, confirmando a importância da pluralidade, e quem conta isso são as profissionais do setor. Confira os depoimentos de mulheres que se destacam na reposição automotiva!

“A presença feminina tem sido um catalisador para mudanças positivas no setor automotivo. Estudos recentes, como o da McKinsey, mostram que empresas com diversidade de gênero em cargos de liderança têm 25% mais chances de alcançar lucratividade acima da média. No nosso setor, isso se traduz em processos mais organizados, gestão de qualidade e inovação. Acompanhei a transformação do nosso setor, testemunhando a força e a inteligência feminina conquistando espaço. Vocês são a prova viva de que o talento não conhece gênero. Desafiem os estereótipos, abracem o conhecimento e orgulhem-se de cada conquista. Juntas, estamos moldando um futuro mais diverso, inovador e inspirador para a indústria automotiva”, Fernanda Giacon de Lucca, gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul  

Fernanda Giacon de Lucca, gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul – Foto: Divulgação

“Em especial no setor automotivo, onde historicamente a presença masculina foi predominante, a inclusão feminina tem sido essencial para a evolução da indústria, trazendo mais equilíbrio, inovação e eficiência aos negócios. A diversidade transcende a equidade de gênero. Cada vez mais, nós, mulheres, conquistamos espaços importantes no setor de autopeças. A olhar para trás, vejo o quanto já avançamos, superando desafios e provando nossa competência. Sei que o caminho nem sempre é fácil, mas é possível. Basta acreditar, perseverar e seguir em frente. O que minha geração descobriu, abriu portas para as próximas, e é assim que seguimos na construção de uma história de superação, força e conquistas”, Sabrina Carbone, gerente de Marketing da Frasle Mobility

Sabrina Carbone, gerente de Marketing da Frasle Mobility – Foto: Divulgação

“A presença das mulheres no setor automotivo pode contribuir significativamente com processos mais enxutos e promover a diversidade nas equipes. A atenção aos detalhes pode ajudar a identificar ineficiências com um ângulo meticuloso, que é essencial para manter padrões e minimizar defeitos, além da adaptabilidade e visão criativa que gera processos e tendências inovadoras, principalmente, quando usa a flexibilidade de gerenciar dupla jornada no seu dia a dia com um mindset ágil de solução de problemas. Cada desafio é uma oportunidade de aprender e crescer. Elevem umas às outras e abram caminho para futuras gerações de mulheres no nosso setor. Nossa voz importa, nosso jeito de lidar com desafios faz a diferença e, juntas, podemos impulsionar mudanças, inspirar inovação e criar um cenário mais inclusivo e diverso. Vamos continuar ultrapassando limites, acreditando em nós mesmas e deixando uma marca para que ela seja cada vez mais constante no nosso segmento”, Gisele Carioca, SCM & Logistics Manager da Schaeffler South America

Gisele Carioca, SCM & Logistics Manager da Schaeffler South America – Foto: Divulgação

“Algumas características, frequentemente evidenciadas em mulheres, como empatia, sensibilidade, compaixão e dedicação, mostram que elas contribuem de maneira efetiva para os processos nas empresas. A atenção aos detalhes, aliada à capacidade de pensamento amplo e dinâmico, faz a diferença em processos que exigem maior especificidade. Todas as profissões são impulsionadas por pessoas. Portanto, não importa o produto, serviço ou assistência, sempre precisamos nos dedicar a fazer o nosso melhor, mantendo a essência feminina”, Selma Pinto, gerente de RH, saúde, segurança e meio ambiente da PHINIA

Selma Pinto, gerente de RH, saúde, segurança e meio ambiente da PHINIA – Foto: Divulgação

“As mulheres trazem um olhar mais apurado, mais detalhista, até mesmo por serem naturalmente multitarefas. Acredito também que não é possível ser onipresente. Precisamos mudar essa ‘necessidade’ e essa imagem de querer dar conta de tudo. Uma hora essa conta não fecha. Existe sempre o complemento na equipe, os ajustes finos que acabam vindo também através de outros olhares. Hoje, o nosso mercado além da presença feminina, tem também o público geração Z, como clientes e como mão de obra. Estamos sempre precisando de reinvenção e inovação. Já temos um caminho trilhado que é muito bonito. Muitas mulheres que já vieram desbravar e ensinar ao nosso setor. O movimento de diversidade é contínuo e não se limita ao gênero, mas, sim, à humanização do mercado como um todo”, Talita Peres, gerente de Marketing e Comunicação Corporativa da divisão de reposição do Grupo Rheinmetall

Talita Peres, gerente de Marketing e Comunicação Corporativa da divisão de reposição do Grupo Rheinmetall – Foto: Divulgação

“A presença feminina no setor de autopeças tem mostrado que competência não tem gênero em meio a um mercado ainda muito masculinizado. No dia a dia, percebo como o olhar mais detalhista e cuidadoso das mulheres impacta diretamente nos processos que envolvem gestão de qualidade e na organização da empresa como um todo. Outro ponto importante que se deve considerar é a visão sistêmica da mulher, o que torna a empresa mais dinâmica, humanizada e inovadora. Ser mulher no setor automotivo pode ser um desafio, mas é uma ótima oportunidade de transformar o mercado. Sejam protagonistas da sua carreira, busquem conhecimento, questionem, proponham mudanças e, acima de tudo, confiem no seu potencial. Nós mulheres temos habilidades incríveis que o setor precisa!”, Sara Bezerra, gestora de Compras do Grupo Bezerra Oliveira

Sara Bezerra, gestora de Compras do Grupo Bezerra Oliveira – Foto: Divulgação

“A presença feminina no setor automotivo tem agregado muito em termos de organização, gestão de qualidade e inovação. As mulheres costumam trazer um olhar mais detalhista para os processos, ajudando a otimizar a rotina e identificar pontos de melhoria. Além disso, a diversidade de pensamento no time impulsiona soluções mais criativas e estratégias mais eficazes, promovendo um ambiente de trabalho mais estruturado e colaborativo. Embora o setor automotivo ainda seja predominantemente masculino, é importante que as mulheres não desistam, pois há́, sim, espaço para nós. Nosso trabalho é fundamental para trazer melhorias, atender às necessidades dos clientes e contribuir para um ambiente de trabalho mais organizado e harmonioso. Com dedicação e conhecimento, podemos fortalecer cada vez mais a nossa presença e relevância na área. Me sinto muito feliz e orgulhosa em trabalhar no setor automotivo”, Rafaela Loose, analista de Vendas da Scherer

Rafaela Loose, analista de Vendas da Scherer – Foto: Divulgação

“A mulher tem uma sensibilidade aguçada por natureza, na sua grande maioria, dotada de conseguir estar à frente de diversas tarefas. O seu dia a dia é repleto de atividades e responsabilidades intensas, complexas no âmbito pessoal e profissional, e isso requer foco, concentração e muita disciplina. Não que o homem não as tenha, mas, este amplo leque de reunir tantas facetas numa só́ faz com que este seu olhar mais detalhista, sensível e organizado se reflita nas suas tomadas de decisão. No nosso setor, estatisticamente maior representado por um universo masculino, estas habilidades se complementam de forma que estes detalhes sejam administrados com um crescimento orgânico e sustentável. O momento é muito diferente de 10 anos atrás, percebo hoje um mercado com outro olhar; e em busca de mulheres. Mas, ainda percebo um público segregado. Precisamos construir parcerias, nos conectarmos, ganharmos segurança para termos espaço para a nossa voz. Ajudar, orientar e incentivar mulheres que ainda se sentem inseguras para seguirem em busca do seu espaço e das suas conquistas profissionais”, Fernanda Rodrigues Barros, gerente de Marketing da Fortbras

Fernanda Rodrigues Barros, gerente de Marketing da Fortbras – Foto: Divulgação

“A presença feminina no setor automotivo tem sido um fator de grande impacto, especialmente na implementação de processos mais organizados e eficientes. As mulheres costumam ter um olhar atento para os detalhes e uma abordagem estruturada, o que se reflete na melhoria da gestão de qualidade e no aprimoramento dos processos de gestão. Além disso, a diversidade de pensamento impulsiona a inovação, pois diferentes perspectivas geram soluções mais criativas e eficazes. Com um mercado cada vez mais tecnológico e dinâmico, essa pluralidade de ideias é essencial para acompanhar as transformações do segmento. Sendo a precursora das mulheres dentro da organização desde o início das operações no Brasil, a minha mensagem é de incentivo e reconhecimento a todas as mulheres da empresa. O setor automotivo ainda é majoritariamente masculino, mas isso está́ mudando ao longo dos anos, e as mulheres têm um papel fundamental nessa transformação. Com determinação, intenção positiva e resiliência, podemos conquistar cada vez mais espaço e contribuir para um mercado mais diverso e inovador. Não tenham medo de se posicionar, buscar conhecimento e assumir desafios. Você̂ pode chegar aonde quiser. O futuro do setor passa pela inclusão e pela valorização de diferentes talentos – e as mulheres são parte essencial desse avanço”, Luciana Wanke, diretora de Recursos Humanos da AutoZone Brasil

Luciana Wanke, diretora de Recursos Humanos da AutoZone Brasil – Foto: Divulgação

“A presença feminina dentro do setor automotivo tem contribuído muito, tanto para a gestão como para a organização das empresas, e para essa fluidez trazer mais a mulher para o mercado de trabalho e para que elas também se interessem mais em entender sobre seu carro. A presença feminina deu abertura para que outras mulheres também tivessem interesse no setor. O setor não é fácil, mas empreender em qualquer ramo não é fácil. A gente tem que ter perseverança, estar sempre buscando entender qual é o problema do cliente. Não ter aversão do concorrente, a rede de contatos é importante porque às vezes até para repararmos um carro já ouvimos uma segunda opinião de quem tem mais experiência. É realmente ter parcerias”, Agda Óliver, fundadora da oficina Meu Mecânico

Agda Óliver, fundadora da oficina Meu Mecânico – Foto: Divulgação

“A presença feminina no setor automotivo tem trazido uma nova perspectiva, promovendo um ambiente mais colaborativo e empático. As mulheres costumam ser mais detalhistas, organizadas e instintivamente protetoras. Minha primeira mudança ao iniciar minha oficina foi ensinar aos meus clientes e colaboradores o foco na manutenção preventiva e não só corretiva. Como é comum atualmente em algumas oficinas. Além disso, a diversidade de ideias impulsiona a inovação, pois diferentes experiências e visões ajudam a encontrar soluções mais criativas e eficientes para os desafios do dia a dia.

A minha mensagem para as mulheres é nunca subestimem sua capacidade! O setor automotivo precisa da sua voz e do seu talento. Continuem buscando conhecimento, acreditem em si mesmas e não tenham medo de ser a mudança que você deseja ver. Juntas, podemos transformar essa indústria e mostrar que as mulheres têm um papel fundamental em todas as suas áreas. Contem comigo para esta caminhada. Um forte abraço da Lu!”, Luciana Fêlix, gestora da Na Oficina

Luciana Fêlix, gestora da Na Oficina – Foto: Divulgação

Fonte: Balcão Automotivo

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?