O mercado automotivo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 em alta. Os emplacamentos acumulados do ano atingiram 1.129.004 unidades, superando as 1.075.696 registradas no mesmo período de 2024 — um crescimento de 4,9% no comparativo anual.
Apesar da queda em junho frente a maio (–5,7%), o desempenho segue neutro frente ao mesmo mês de 2024 (–0,2%, indicando estabilidade). Em junho de 2025, foram emplacados 201.740 veículos, contra 213.984 em maio e 202.228 em junho de 2024.
Venda direta sustenta o crescimento, apesar da retração no showroom
A venda direta segue como motor do crescimento, representando 50,0% das vendas em junho — patamar estável frente a maio (50,2%) e bem acima dos 44,6% registrados em junho de 2024. No acumulado do ano, 46,3% dos emplacamentos foram por venda direta, contra 42,4% no mesmo intervalo do ano anterior.
Os números absolutos refletem esse avanço: foram 100.873 veículos via venda direta em junho, superando os 90.130 de junho/2024. Já o showroom recuou de 112.098 unidades para 100.867, uma queda de 10,0%, sinalizando uma retração nas vendas a consumidores finais aliada a uma mudança estrutural no perfil de consumo, com um aumento nas assinaturas de veículos. No ano, o canal showroom acumula 606.816 unidades, em queda de 2,1% frente a 2024.
Participação de Mercado por Montadora
- Top 5 montadoras – 1ª quinzena de junho (em unidades):
- FIAT – 41.804 unidades (20,7%)
- Volkswagen (VW) – 37.053 unidades (18,4%)
- Chevrolet (GM) – 21.920 unidades (10,9%)
- Hyundai – 16.199 unidades (8,0%)
- Toyota – 14.908 unidades (7,4%)
- Entre as montadoras, destaque para as que mais ganharam participação na virada de maio para junho de 2025:
- GM (+0,8 p.p.)
- Participação em Maio de 2025: 10,1%
- Participação em Junho de 2025: 10,9%
- VW (+1 p.p.)
- Participação em Maio de 2025: 17,4%
- Participação em Junho de 2025: 18,4%
- FORD (+0,4 p.p.)
- Participação em Maio de 2025: 1,6%
- Participação em Junho de 2025: 2,0%
- GM (+0,8 p.p.)
- Por outro lado, algumas montadoras perderam espaço no mês:
- FIAT (-0,8 p.p.)
- Participação em Maio de 2025: 21,5%
- Participação em Junho de 2025: 20,7%
- HYUNDAI (-0,9 p.p.)
- Participação em Maio de 2025: 8,9%
- Participação em Junho de 2025: 8,0%
- BYD (-0,4 p.p.)
- Participação em Maio de 2025: 4,4%
- Participação em Junho de 2025: 4,0%
- FIAT (-0,8 p.p.)
Minas Gerais lidera vendas e amplia protagonismo regional
Minas Gerais assumiu a liderança entre os estados, com 25,4% de participação nos emplacamentos de junho, ultrapassando São Paulo (24,3%). Paraná (7,1%) e Santa Catarina (4,6%) completam o ranking.
O bom desempenho mineiro tem forte relação com as vendas diretas, especialmente para locadoras e frotistas — um fenômeno que se intensificou ao longo do primeiro semestre.
Eletrificados avançam em volume e ganham mais espaço
Os veículos eletrificados seguem crescendo. Junho fechou com 20.590 unidades emplacadas, volume próximo ao de maio (21.404), mas 44,7% superior ao registrado em junho de 2024 (14.229). A participação no mês foi de aproximadamente 10,2% do total de vendas.
No acumulado de 2025, já são 111.095 veículos eletrificados, um salto de 41,9% frente ao mesmo período de 2024 (78.283), elevando a participação anual de 7,3% para 9,8%.
- Distribuição por tipo de propulsão – junho/2025:
- BEV (100% elétrico): 6.501 (31,6%)
- PHEV (híbrido plug-in): 6.124 (29,7%)
- MHEV (híbrido leve): 5.317 (25,8%)
- HEV (híbrido convencional): 2.648 (12,9%)
- Modelos mais vendidos por categoria:
- BEV: BYD Dolphin Mini – 1.913 unidades (29,4%)
- PHEV: GWM Haval H6 – 1.763 unidades (28,8%)
- MHEV: Fiat Fastback – 3.025 unidades (56,9%)
- HEV: GWM Haval H6 – 734 unidades (27,7%)
Marcas chinesas oscilam, mas mantêm trajetória de crescimento
A participação das marcas chinesas recuou levemente em junho, passando de 9,0% em maio para 8,0%. Apesar da oscilação pontual, o acumulado do ano mantém tendência de crescimento, especialmente puxado por BYD e GWM, líderes entre os eletrificados.