Por Décio Costa
Renovações de frota e atendimento do Programa Caminho da Escola continua a colocar ritmo acelerado nos emplacamentos de ônibus. No mês passado, o mercado absorveu 2.754 unidades, alta de 16,7 em relação junho (2.359), mas recuo de 6,9% na comparação com o julho do ano passado (2.960).
Segundo entendimento da Fenabrave, a baixa apurada reflete as oscilações mensais de licitações e entregas, embora avalie que comece a ocorrer uma acomodação nas vendas nos próximos meses.
LEIA MAIS
→Venda de ônibus elétrico tem alta sem precedentes
→Produção de chassi de ônibus cresce 7% no 1º semestre
“O mercado segue atendendo às encomendas de programas públicos de mobilidade e renovação de frota escolar. Na primeira parte do ano, tivemos volumes de emplacamentos bastante superiores aos comparativos a 2024 em função do Caminho da Escola. Mas esses volumes estão se esgotando ao longo dos meses, indicado queda no crescimento das vendas”, resume em nota Arcelio Jr., presidente da Fenabrave.
Com a parcial de julho, o acumulado de emplacamentos alcançou 16.869 unidades, expansão de 18% sobre o volume registrado no mesmo período do ano passado, quando anotava 14.296 ônibus licenciados.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Iveco