Por Alzira Rodrigues
Apesar de crescimento ainda expressivo no acumulado do ano, da ordem de 58,2% em relação aos primeiros dez meses de 2024, a venda de carros e comerciais leves eletrificados mostra estabilidade no comparativo mensal.
Foram emplacados 19,8 mil híbridos em outubro e 7,9 mil elétricos puros, o que representou, respectivamente, alta de apenas 4% e queda de 1,6% sobre setembro, conforme dados da Fenabrave. Na soma dos dois segmentos, aumento de apenas 2,3%, bem abaixo da expansão média mercado, que foi de 7,1% no mercado de veículos leses.
LEIA MAIS
→Venda de caminhões registra o segundo mês consecutivo de alta
Considerando o período janeiro a outubro, os emplacamentos de híbridos totalizaram 158.248 unidades, acréscimo de 82,35% sobre igual período do ano passado. Nesse mesmo comparativo, a demanda por elétricos teve alta bem menor, de 17,8%, com 61 mil licenciamentos de veículos 0 km este ano.
Na avaliação do presidente da Fenabrave, Arcelio Júnior, o mercado de híbridos tem tido aumento mais consistente do que o de elétricos, deixando claro a opção do brasileiro pelos modelos que oferecem também o motor a combustão.
“À medida em que a infraestrutura de recarga for sendo aprimorada, talvez observemos um aumento mais forte das vendas dos elétricos puros”, comentou o executivo.
No mês de outubro, as marcas líderes no sesgmento de híbridos foram a BYD, GWM, Fiat e Toyota. No caso dos elétricos, o ranking tem a BYD no topo, seguida da Volvo e da General Motors (veja tabelas abaixo).



Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/BYD






















