Por André Ganselli
No cenário automotivo brasileiro de 2023, o segmento de veículos eletrificados emergiu como protagonista, evidenciando um ano marcado por significativos avanços e conquistas. As vendas destes veículos, que incluem desde carros elétricos puros até híbridos leves, apresentaram um desempenho excepcional, representando uma fatia de 4,3% do mercado total do ano. Mais
impressionante do que o número em si foi o crescimento ao longo do ano.
Esse comportamento dos consumidores não é apenas uma estatística isolada, mas sim umreflexo das transformações mais amplas que estão ocorrendo no mercado automotivo brasileiro. A conscientização ambiental, impulsionada por uma crescente preocupação com as emissões de carbono e a busca por soluções sustentáveis, aliadas à alíquota zero para importação,
contribuíram para o crescimento desse “nicho”.
Com a volta da taxação sobre a importação de veículos eletrificados em janeiro de 2024, os clientes se anteciparam para comprar os veículos antes desse aumento.
Acompanhando a participação dos eletrificados, mês a mês, ficou ainda mais nítida a trajetória ascendente, fechando o ano, em dezembro, com o dobro de participação em relação a janeiro. Híbridos plug-in e híbridos puros representaram 2/3 desse mercado em 2023, com 34,2% e 29,6% respectivamente seguidos por elétricos e por último, os híbridos leves.
Começando pelos Plug-in, Byd, Great Wall (GWM), Volvo e Caoa Chery foram as líderes, nessa ordem, contabilizando 75% das vendas. Para os modelos, o Song foi o mais vendido, seguido doH6, Tiggo 8 e XC60.
Ao longo do ano, as chinesas Byd e Great Wall, ofertando veículos com alto conteúdo tecnológico, preços mais competitivos, carros “acessíveis” como Dolphin e Ora e forte campanha de marketing, conquistaram cada vez mais mercado.
Com quase 30% das vendas dos eletrificados em 2023, veículos híbridos puros têm a Toyota como líder de mercado. A montadora deteve cerca de 75% do mercado em 2023, com o Corolla Cross, Corolla e RAV4 – os dois primeiros montados no Brasil – emplacando 21 mil unidades no ano, aproximadamente 22% das vendas totais de veículos eletrificados.
Por outro lado, os veículos elétricos puros tiveram uma trajetória crescente ao longo do ano, multiplicando por 5 vezes a sua presença entre janeiro e dezembro de 2023, com, respectivamente, 0,56% e 2,55% do mercado total, conforme se observa pelo gráfico abaixo.
O principal motivo foi o lançamento de veículos mais acessíveis, como o Dolphin, que, iniciou suas vendas em agosto e mesmo assim representou um terço das vendas de elétricos em 2023. O Ora da GWM, com bom desempenho em dezembro, correspondeu a 11% das vendas desse mês, mas, com lançamento mais tardio, representou 4% de todas as vendas anuais.
Por último, os híbridos leves representaram a menor parcela de eletrificados, com 16%, liderado pela Caoa e Kia, com 52% do mercado. Veículos Mild Hybrid ainda têm preços altos pois a maioria dos modelos ofertados são de marcas premium como Land Rover, Audi, Mercedes-Benz e Kia. Essa realidade deverá mudar em 2024 com a oferta de veículos híbridos leves produzidos localmente sobre modelos de grande volume.
Em síntese, o ano de 2023 foi marcado por conquistas notáveis no setor de veículos eletrificados no Brasil. Com 4,3% nas vendas totais, esses veículos não apenas consolidaram sua presença, mas também apontaram para um futuro promissor.
O retorno das alíquotas de importação traz uma certa proteção em cotas para aquelas marcas que tiveram bom histórico de vendas em 2023, porém, até o segundo semestre deverão ter seus preços alterados em função da elevação dos impostos.
Neste mercado, ninguém quer perder participação e teremos empresas absorvendo alguma parcela dessa elevação enquanto não têm suas plantas aptas para a fabricação local.
Com essa forte variação de comportamento demonstrada ao longo de 2023, as vendas deverão mais que dobrar em 2024, com nova distribuição entre rotas tecnológicas, conforme o forecast 2024 da Bright Consulting.
Novas marcas, novos produtos, novas ofertas, produção local, muitas novidades nos esperam em 2024 e é essencial permanecer atentos às tendências emergentes e desafios, garantindo assim um caminho pavimentado para a mobilidade sustentável e eletrificação da frota brasileira.
- André Ganselli é analista de dados da Bright Consulting
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação