“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Eletrificados atingem participação de 13,6% no mercado de carros

Há um ano essa fatia era de 8,7%. As vendas do segmento saltaram 58,6% em 2025, para 243,2 mil unidades

08/12/2025

Por Alzira Rodrigues

Considerando o mercado específico de automóveis, as vendas de eletrificados atingiram participação de 13,6% no acumulado deste ano. Entre híbridos e elétricos, segundo dados da Fenabrave, foram emplacadas 243.213 unidades de um total de 1.785.840 veículos comercializados de janeiro a novembro.

Enquanto o mercado de automóveis como um todo cresceu apenas 1,6%, o de eletrificados teve alta de 58,6%, visto que nos primeiros 11 meses do ano passado as vendas tinham se limitado a 153,3 mil unidades, com fatia de 8,7%, Ou seja, foram 90 mil a mais este ano.

LEIA MAIS

→”Melhor momento da história”, diz VP da Fiat ao antecipar design da marca

Vendas de veículos ficaram em 226 mil unidades em novembro

Por conta principalmente de modelos produzidos no Brasil, o segmento de híbridos cresce bem mais do que o dos modelos 100% elétricos.

No primeiro caso, as vendas atingiram 175,2 mil carros, alta de 79,7% sobre os 97,5 mil do mesmo período de 2024. Já os puramente elétricos tiveram expansão de 21,7%, de 55,8 mil para 67,9 mil.

Em novembro, que teve quatro dias úteis a menos do que em outubro, houve queda nos dois segmentos, respectivamente de 5,5% e de 8%, para 18.609 e 7.202 unidades, na mesma ordem.

Com relação aos híbridos, já há produção no Brasil das marcas Toyota, Fiat e BMW, além do início de montagem pelas chinesas GWM e BYD. Essa última também está montando em Camaçari, BA, o elétrico Dolphin Mini.

A BYD lidera entre os híbridos e elétricos (veja tabelas abaixo). Na vice-liderança, respectivamente, a GWM e a Geely, marca parceira da Renault que acaba de desembarcar no País.

Fonte: AutoIndústria

Informes