A General Motors revelou que produzirá o Chevrolet Spark EUV no Brasil. O carro elétrico será feito no Ceará, mais precisamente na fábrica da Comexport instalada em Horizonte. O início da produção acontecerá ainda em 2025, informou a montadora na segunda-feira, 8.
Inscreva-se no #ABX25 e faça novos negócios
“É o primeiro capítulo que será dado pela contratação da Comexport para produzir o Spark no estado do Ceará. Com isso, confirmamos nossa aposta no Brasil que começou lá atrás com o investimento de R$ 7 bilhões”, disse Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
A fábrica foi construída pela Troller, migrou para as mãos da Ford e, hoje, é controlada pela Comexport.
A produção acontecerá no regime SKD (de Semi Knocked Down), em que as peças são importadas da China em kits pré-montados e o veículo é montado aqui.
Chamorro afirmou que a produção no Ceará deve seguir um ritmo inicial de 100 unidades por semana.
Spark foi projetado por montadora da China
Antes disso, o Spark EUV estreia no Brasil com unidades importadas da China. O preço de lançamento é de R$ 159.990.
O projeto é assinado pela SAIC-Wuling, com quem a GM tem um acordo de joint-venture. No mercado chinês, o carro é vendido com a marca Baojun e se chama Yep Plus.
O Spark EUV tem um motor elétrico dianteiro que entrega 102 cv e 18,4 kgfm de torque. A bateria é do tipo LFP (lítio ferro-fosfato) de 42 kWh, resultando em autonomia de 258 km pelo ciclo PBEV, do Inmetro.
O SUV elétrico será vendido em 138 concessionárias pelo Brasil. O veículo terá apenas a versão Activ, mas poderá ser encomendado com três pacotes de acessórios chamados Rush, XR (Xtreme Racing) e Trail Motion.
Comexport comprou fábrica da Troller
A Comexport assumiu a fábrica de Horizonte com a intenção de fazer veículos.
O modelo de produção é o mesmo adotado pela Nordex no Uruguai. Por lá, a Nordex fabrica modelos como a Ford Transit e já produziu a Fiat Titano.
Fonte: Automotive Business