Veículos serão os primeiros no País a usar a nova caixa de duas marchas, desenvolvida para modelos elétricos
Nova transmissão Eaton para veículos comerciais elétricos
A Eaton anunciou na terça-feira, 25, que é a fornecedora da transmissão dos caminhões elétricos FNM, que já estão sendo testados pela Ambev. Esses veículos, aliás, serão os primeiros a rodar no País utilizando com a nova transmissão de duas marchas, que possui dimensões compactas e peso reduzido, mas que, de acordo com a fabricante, consegue oferecer alta capacidade de torque e de carga, garantindo mais eficiência, desempenho e economia para os veículos comerciais elétricos.
“A Eaton oferece soluções integradas para melhorar a eficiência nos variados sistemas de powertrain de veículos leves a pesados, sejam eles a combustão ou eletrificados, sempre buscando soluções customizadas para as necessidades locais”, afirmou Sérgio J. Kramer, diretor geral para veículos comerciais e fora de estrada da empresa. “Nos modelos elétricos, a transmissão reduz a rotação do motor, permitindo uma aceleração mais rápida e potência para as diferentes condições de cargas e locais íngremes. Além disso, contribui com um consumo mais econômico de energia, fazendo com que a bateria dure mais tempo”, acrescentou.
É importante observar que a Eaton possui expertise no desenvolvimento e na produção de equipamentos para veículos comerciais elétricos, tanto que, em 2018 criou a divisão e-Mobility, especificamente para atender o mercado de mobilidade elétrica.
Com investimento previsto em mais de US$ 500 milhões, a nova unidade de negócios reuniu a experiência da fabricante na área automotiva com o conhecimento da divisão elétrica da empresa, que desenvolve tecnologias e sistemas de gerenciamento, distribuição, transmissão e monitoramento de energia em todo o mundo. Nos Estados Unidos, a Eaton fornece transmissões para modelos comerciais elétricos desde 2015.