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Do L 312 ao conectado Novo Actros, Mercedes-Benz em 65 anos de evolução nas estradas


Maior portfólio do segmento é representado hoje pelas famílias Accelo (das categorias de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados)

No Brasil, pensou em caminhão, pensou em um Mercedes-Benz. Há 65 anos, a marca, que há mais tempo produz veículo comerciais no país, se tornou a principal parceira de trabalho dos caminhoneiros e transportadores se destacando pelo seu propósito em conhecer profundamente a realidade do setor. Assim, ao longo de sua história, a marca sempre trouxe ao mercado grandes novidades e inovadoras tecnologias de dirigibilidade, conforto e segurança, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar em uma operação regular.

O caminhão Mercedes-Benz, aliás, sempre esteve na linha de frente na evolução do setor. Foi o primeiro a ser fabricado no País (o pioneiro L 312, o “Torpedo”, de 1956), o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que pudessem trazer a melhor relação custo e benefício para o transportador. E, na grande transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, representado pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.

Força, robustez, durabilidade e compatibilidade ambiental
Historicamente, os caminhões Mercedes-Benz sempre foram reconhecidos no mercado pela força, robustez e durabilidade, refletidas nas constantes inovações trazidas para o País, como os motores Blue Tec 5 e o Mercedes PowerShift, câmbio automatizado sem pedal de embreagem.

Como pioneira na introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também é referência na evolução da sua compatibilidade ambiental. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas e segue em constante evolução.

“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O Novo Actros também coloca em evidência os ganhos de economia para os transportadores. Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.

Protagonismo na história do transporte de cargas
“Desde que a Mercedes-Benz chegou ao País, nossos caminhões sempre foram protagonistas na história do transporte de cargas. Eles são referência há quase 65 anos para o mercado”, ressalta o executivo. “E seguem evoluindo em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, segurança, sustentabilidade e conectividade, como demonstra o Novo Actros, que traz novas tendências para o segmento. Ou seja, transportadores e autônomos sempre puderam e podem continuar contando com os nossos caminhões para trabalhar com a produtividade desejada, com ótimo custo operacional e rentabilidade para os seus negócios”.

Com o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais diversos clientes, a marca é referência no desenvolvimento de soluções específicas para as atividades de seus clientes. “Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’”, afirma Leoncini.

Dessa forma, a Mercedes-Benz oferece o portfólio mais completo do País, formado pelas famílias Accelo (dos segmentos de leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados). A esta linha, somam-se ainda, para transporte de cargas, os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de Large Vans do segmento de veículos comerciais leves.

Conforto de dirigibilidade e bem-estar a bordo
Os caminhões Mercedes-Benz contam a história de muitos motoristas. Por isso, a evolução tecnológica também melhorou a vida a bordo. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência. Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia.

O Novo Actros elevou o patamar de tecnologia desses comandos e inovou com painéis digitais por touch, conectividade, espelhamento de celular e carregamento de celular por indução, otimizando a comunicação do motorista com a empresa de transporte, a operação logística e o cliente final, além de facilitar seus contatos pessoais e familiares. Modernos sistemas de ar condicionado ou de climatização, bancos mais confortáveis, com a opção de banco pneumático, também estão presentes nos extrapesados e em outros modelos do portfólio.

Crescente evolução em segurança
O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas. Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.

O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.

“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.

O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

O primeiro caminhão com direção autônoma
Em mais uma iniciativa inovadora da marca, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma, ampliando a oferta de produtos para os clientes.

Fatos marcantes na vanguarda tecnológica

AnoModeloDestaque
1956L 3121º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo”
1958L 3211º “cara chata” da marca
1960LA 3211º com tração total 4×4
1964L 1111“Bicudo”, clássica cabina arredondada
1967LP 1520Novo modelo com cabina avançada
1970L 1113Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades
1972L 608 D“Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil
1989Linha HPNNovos médios e semipesados “bicudos” quadrados
1991Linha FPNNovos médios e semipesados “cara chata”
1993Top BrakeExclusivo freio-motor adicional
1996710 e 1620Entre os caminhões mais vendidos no Brasil
1998TecnologiaPioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico
2000L 1620 6×2O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo
2003AcceloNova geração de caminhões leves da marca
2004AtegoNova geração de médios e semipesados
2005AxorNova geração de extrapesados on e off-road
2007Actros 8×4Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road
2009História1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil
2010ActrosLançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546
2011AtronNova geração de caminhões “bicudos”
2015Accelo 6×2Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios
2018Axor 3131 Autônomo1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil
2019Novo ActrosO caminhão mais inteligente do Brasil

Série de textos sobre os 65 anos da Empresa
Neste ano de celebração de mais um marco histórico da Empresa, os 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil serão contados em seis capítulos, um por mês, culminando no dia 28 de setembro, data oficial de inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.

O primeiro texto, sobre as fábricas, foi divulgado em 28 de abril, seguido agora por caminhões. Os próximos textos irão abordar os temas de ônibus, serviços, colaboradores, a Empresa hoje e o foco no futuro.

Mais informações, visite o nosso site: https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases

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