Relevantes para o desempenho do veículo, as juntas homocinéticas tem como função transmitir a velocidade constante da saída do diferencial para as rodas, possibilitando movimentos angulares e telescópicos, resultantes do movimento da suspensão. Para maior entendimento sobre esses componentes, a Nakata comenta os principais tipos de juntas homocinéticas presentes no mercado e as ferramentas necessárias, caso seja, preciso substituí-las.
São várias as configurações de eixo homocinético no mercado. Os mais conhecidos são junta fixa, que tem movimento angular de até 50º, e uma deslizante, que faz movimento angular até 22º e telescópico até 45 mm. Outro modelo é o que utiliza a junta fixa, e, no lugar da deslizante, tulipa e tripeça. “A maior vantagem é articular até 25º e ter movimento telescópico até 55 mm”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata. Há também um modelo com duas juntas deslizantes, usado nos sistemas de tração traseira em veículos comuns, que não esterçam as rodas. Já existe também um modelo que o movimento telescópico é feito pelo próprio semieixo.
Em caso de troca dessas peças, Leite destaca que, além das ferramentas universais, também são necessárias algumas especiais, como sacador da junta no cubo, sacador da junta no eixo, alicate para fechar a abraçadeira, alicate de bico para as travas, extrator do pivô e terminal e torquímetro.
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal do YouTube da Nakata no link: https://www.youtube.com/watch?v=6Z3g6KwVA44.
Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca da Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de frenagem, transmissão, direção e suspensão.