“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Dicas para pegar a estrada no carnaval sem perrengue

Especialista destaca seis itens que não podem deixar de ser revisados antes de você cair na folia

20/02/2025

O carnaval é uma das datas mais esperadas do ano. Em 2024, mais de 3 milhões de brasileiros viajaram de carro para aproveitar o feriado, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). E para fazer uma viagem segura é necessário se atentar a alguns pontos importantes.

Uma das principais causas de acidentes em estradas é a falta de manutenção veicular, portanto, selecionamos algumas dicas de como se preparar para pegar a estrada com segurança e aproveitar a folia da melhor maneira possível, confira:

Palhetas 

O verão é uma época de muitas chuvas na maioria dos estados brasileiros. Para garantir uma boa visibilidade, é necessário que as palhetas do para-brisa e do vidro traseiro estejam em boas condições. A recomendação é de que as borrachas sejam trocadas ao menos uma vez no ano, dependendo das condições climáticas as quais estão expostas. Alguns dos sinais de que as palhetas precisam ser substituídas são: faixas de água no vidro, falhas na limpeza, barulho e trepidação ao ativar os limpadores, lâminas quebradiças ou tortas, vidro embaçado e névoa. Dica: para garantir uma vida útil mais durável ao seu acessório, compre palhetas originais, em lojas autorizadas.

Iluminação

Sejam os faróis convencionais, de milha ou neblina, antes de viajar, confira a regulagem – uma luz com posição errada pode atrapalhar a sua visão ou a do motorista que também está na estrada. Também confira as lâmpadas de freio e marcha ré.

Os faróis e lanternas são necessários para a boa visibilidade e auxílio no direcionamento, especialmente para aqueles que dirigem durante a noite ou em locais com baixa iluminação. A desatenção com essa área é tão perigosa que descumpre normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): conduzir com uma das luzes queimadas é uma infração média, resultando em uma multa de R$ 130, registrando até 4 pontos na carteira do motorista que for flagrado conduzindo nessas condições, e, em casos mais sérios, o veículo pode chegar a ser retido para regularização.

Calibração do ADAS

O Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) é um grande parceiro dos motoristas. O sistema de sensores e câmeras integradas auxilia na operação segura dos veículos, ajuda a prevenir acidentes e melhora a segurança nas estradas. Mas o que alguns motoristas ainda desconhecem é que é fundamental garantir que o sistema esteja devidamente calibrado por um especialista. Em caso de recente troca de para-brisa ou colisão em áreas com presença de sensores, o ADAS pode ser comprometido, o que prejudica até o funcionamento geral do veículo. Por isso, as calibragens estática e dinâmica do sistema precisam ser feitas em lojas especializadas.

Líquido de arrefecimento do radiador e óleo de motor

A checagem do nível da água, ou líquido de arrefecimento, do radiador é uma manutenção diária e de extrema importância, especialmente quando se considera viagens em longas distâncias, pois auxilia na refrigeração do motor, evita superaquecimento e o mantém a uma temperatura ideal de funcionamento. Em geral, é recomendado que a água ou o líquido sejam trocados a cada 30 mil quilômetros ou a cada dois anos.

Com a mesma função de evitar o superaquecimento, a manutenção do óleo do motor é igualmente importante, além de reduzir atrito e desgaste das peças móveis do motor. A troca deve ser feita entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados, ou a cada 6 meses.

Filtro do ar

Item fundamental nos carros de hoje, o ar-condicionado também deve receber atenção especial. Então, antes de pegar a estrada, confira os filtros de ar, para evitar alergias e possíveis crises respiratórias causadas pelas sujeiras que se acumulam nesses locais. Em média, o filtro deve ser trocado a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados, ou conforme o manual de cada modelo de carro. Usualmente, ele fica localizado atrás do porta-luvas ou sob o capô, perto do para-brisa. Para identificar a necessidade de limpeza ou troca do filtro, fique atento se, ao ligar as saídas de ar, é possível sentir cheiro de mofo, há dificuldade de ventilação ou perda de eficiência do climatizador. Todos esses são sinais para buscar um profissional e garantir a troca do filtro.

Dicas bônus

Segundo Vinicius Setubal, coordenador de serviço e produtos em nível Brasil da Autoglass, um item indispensável para quem vai pegar a estrada são as películas especiais: de proteção solar ou antifurto. As primeiras, têm a possibilidade de reter quase 100% do calor dos vidros. Elas não só garantem conforto térmico, mas também proteção de 99% dos raios UV. Os modelos antifurto suportam impactos de até 90kg, reduzindo também a probabilidade de ferimentos nos ocupantes do veículo em caso de acidentes, uma vez que ao ser quebrado, o vidro com a película estilhaça antes de descolar.

Para garantir a segurança da sua viagem, visite uma das mais de 80 lojas da Autoglass, consulte um especialista e aproveite o feriado com tranquilidade, sabendo que seu carro está em ótimas condições e pronto para a sua folia.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?