No Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, boatos e inverdades costumam se espalhar — mas quando o assunto é manutenção automotiva, acreditar em mitos pode custar caro. Dicas duvidosas sobre ar-condicionado, pneus, limpeza de painéis e uso de adesivos confundem motoristas e até profissionais da reparação, comprometendo a segurança e a eficiência dos veículos.
Para separar fatos de ficção e reforçar boas práticas no cuidado automotivo, a Henkel — líder global em adesivos, selantes e tratamentos de superfície — traz explicações técnicas e soluções que realmente fazem a diferença na manutenção no dia a dia. Célio Ruiz, gerente de Assistência Técnica da Henkel, esclarece os mitos mais comuns:
Mito: Usar o ar-condicionado gasta muito combustível
Verdade: “O impacto no consumo é mínimo, especialmente nos modelos mais modernos. O importante é garantir que o sistema esteja limpo e funcionando corretamente. O uso de produtos como o Loctite SF 7079 Fresh Air 3×1, elimina bactérias e odores do ar-condicionado e melhora a experiência sem comprometer o desempenho”, explica Ruiz.
Mito: Pneus com mais pressão duram mais
Verdade: Pneus com pressão acima do recomendado perdem aderência e se desgastam de forma irregular, aumentando o risco de acidentes. Para casos de danos estéticos em rodas de liga leve, por exemplo, Ruiz recomenda o uso de adesivos híbridos bicomponentes como o Loctite HY 4070, que permitem reparos rápidos, seguros e com acabamento profissional.
Mito: O óleo do motor precisa ser trocado a cada 5.000 km
Verdade: “Essa prática vem de uma época em que os óleos eram menos avançados. Hoje, o ideal é seguir sempre a recomendação do fabricante, que considera o tipo de óleo, o modelo do motor e as condições de uso”, destaca Ruiz.
Mito: Qualquer produto serve para limpar o painel
Verdade: “Produtos multiuso podem ressecar e danificar o acabamento interno do painel A dica é usar produtos específicos para o interior do veículo e, para conservação e proteção de plásticos e borrachas, o uso do Loctite SI 5760 Silicone Spray é ideal. Ele forma uma película protetora que também evita ruídos e ressecamento”, alerta Ruiz.
Mito: Adesivos e selantes são soluções temporárias
Verdade: Na indústria automotiva global, adesivos estruturais e selantes de alta performance são padrão OEM. Escolher o produto adequado garante fixação resistente, vedação eficaz e longevidade, mesmo sob temperaturas extremas ou forte vibração. Mas é essencial seguir a especificação técnica para cada aplicação.
Informação técnica com clareza e segurança
Separar mitos de fatos faz toda a diferença na manutenção automotiva. Escolher produtos adequados e aplicá-los corretamente evita gastos desnecessários e prolonga a vida útil do veículo. Antes de seguir qualquer dica, busque informação técnica confiável.
Para reforçar o compromisso da marca em democratizar o conhecimento técnico, aproximando inovação do dia a dia das oficinas e profissionais da manutenção, a Henkel disponibiliza, gratuitamente, módulos de treinamento por meio do Loctite e-learning. Para conferir, basta acessar o link.
Sobre a Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2024, a Henkel reportou vendas de mais de 21,6 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de cerca de 3,1 bilhões de euros. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. A sustentabilidade tem uma longa tradição na Henkel, e a empresa tem uma estratégia clara de sustentabilidade com metas específicas. A Henkel foi fundada em 1876 e hoje emprega uma equipe diversificada de cerca de 47.000 pessoas em todo o mundo – unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”. Mais informações no site.
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 70 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2024, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 2,6%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 636 bilhão de euros, o que representa 8% do total do grupo.