“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Devoc investe em treinamentos de gestão em oficinas com palestras de especialista

Além de capacitação técnica, embaixadores da marca também destacam como empreender com iniciativas bem-sucedidas em seus negócios e que agregam valor e melhoram os resultados

14/05/2025

A Devoc, marca brasileira de peças de reposição para bombas injetoras e injeção eletrônica de motores a diesel, vem intensificando diversas ações, serviços e atendimento com foco no cliente para oferecer suporte aos profissionais do mercado. 

Recentemente, na Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, maior feira para o mercado de reparação e reposição da América Latina, a empresa promoveu programação de palestras em que abordou questões relacionadas à gestão da oficina. 

Marcelo Ramos, especialista Neomax Diesel Center e embaixador da Devoc, elencou vários pontos importantes, como atendimento, organização, limpeza, software de gestão e acima de tudo ser empreendedor para uma oficina lucrar e alcançar sucesso. Na sua visão, o dono da oficina precisa ser mais gestor do que técnico para ter bons resultados na oficina ou revenda.  “Não é o proprietário que deve ficar embaixo do carro, pois ele precisa se relacionar, participar de eventos sociais, conhecer pessoas e trazer coisas novas e clientes para a oficina”, ressaltou Ramos.

Segundo o embaixador da Devoc, os mecânicos precisam ser organizados com as ferramentas, zelar pela limpeza da oficina para oferecer um ambiente confortável não só para realizar os serviços, mas também para os clientes. “Na minha oficina, em Maringá-PR, tem um bar onde promovo happy hour e café da manhã, possuo também uma loja de roupas femininas. Não é a mais barata porque não vendo preço e sim qualidade. Oficina é atendimento, qualidade e honestidade”, comenta. 

Na Neomax, Ramos fez do laboratório na parte da frente da oficina, uma vitrine, tudo muito limpo e organizado tanto o ambiente quanto as peças e ferramentas. 

Atendimento ao cliente – A entrevista inicial com o proprietário do veículo também é importante para identificar defeitos já que é ele que conhece o carro.  Já o checklist deve ser apresentado para o cliente mostrando todos os problemas do automóvel e ele decide o que será feito e oferecido o orçamento.

Incentivo para a equipe – Sobre os colaboradores, devem ser valorizados financeiramente e incentivados pelo empreendedor. Contou que, em sua empresa, um mecânico perguntou se podia produzir um aromatizante para carros e oferecê-lo para seus clientes para assim estimulá-los a procurá-lo na hora de fazer a manutenção. E, claro, Ramos autorizou.

“Montei a oficina sem muitos recursos financeiros, mas sempre tive essa visão de empreender e do mercado”, finalizou. 

Além de Marcelo Ramos, a Devoc possui parceria com o Professor Nonato Santos, com mais de 40 anos de experiência na área de injetores diesel, responsável por ministrar os cursos no Devoc Lab, em Ribeirão Preto-SP, para formação e reciclagem dos profissionais do setor, também é embaixador da marca  e esteve na Automec realizando palestras técnicas no estande. Além da parte de capacitação, a Devoc destacou os últimos lançamentos de seu portfólio e  apresentou bancadas de testes, estações de trabalho e ferramentas. 

Devoc  – A Devoc, marca nacional com tecnologia alemã de peças para reposição de bombas injetoras e injeção eletrônica para motores a diesel, tem portfólio de mais de 1.800 produtos de alto padrão e desempenho. Conta com unidade fabril em São João da Boa Vista-SP, que utiliza avançados processos tecnológicos na produção de peças e ferramentas. Tem dois centros de distribuição e uma rede com 17 distribuidores em 23 estados brasileiros.

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