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Demanda por veículos 100% elétricos despenca 15% até abril

Fenabrave atribui queda aos gargalos de infraestrutura, que acabam favorecendo os híbridos, cujas vendas cresceram 73%

07/05/2025

Por Alzira Rodrigues

Enquanto a venda de automóveis e comerciais leves cresceu 3,4% este ano, atingindo 714,8 mil emplacamentos de janeiro a abril, a demanda por modelos 100% elétricos caiu 15%, baixando de 20,8 mil unidades no primeiro quadrimestre de 2025 para 17,7 mil no mesmo período de 2025.

Já os híbridos registraram expressiva alta de 73,3%, de 30,4 mil para 52,7 mil licenciamentos no mesmo comparativo, garantindo resultado positivo no mercado de eletrificados como um todo, que contempla os dois tipos de protudo.

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No total, as vendas de eletrificados no quadrimestre atingiram 70.457 unidades, o que representou alta de 37,5% em relação aos 51.269 emplamentos dos primeiros quatro meses do ano passado.

Em abril, particularmente, foram licenciados 15.125 carros e comerciais leves híbridos e 4,7 mil elétricos. Ao divulgar os números, o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, reconheceu a preferência do brasileiro pelos modelos híbridos em detrimento dos puramente elétricos, que até este ano vinham em curso de vendas ascendente.

Os híbridos, na sua avaliação, representam no momento uma das principais alternativas para a descarbonização automotiva. É nesse sentido, inclusive, que têm sido os investimentos das montadoras locais, como Toyota, Caoa Chery e Stellantis – leia-se Fiat -, que no caso dos híbridos já começam a levar vantagem em relação aos importados.

Na categoria dos 100% elétricos, o presidente da Fenabrave diz que tais modelos esbarram em gargalos de infraestrutura, como por exemplo capacidade de recarga. Mundialmente e na Europa, particularmente, a demanda pelos elétricos tem ficado aquém – muitas vezes bem aquém – das projeções feitas por especilistas e executivos do setor na década passada.

Conforme pode ser visto nas tabelas abaixo, a BYD é lider tanto em elétricos como em híbridos no mercado brasileiro, com participações de, respectivamente, 76,6% e 32,3% em abril.

A Fiat é vice-líder entre os híbridos, com fatia de 26% em abril e 21,5% no quadrimestre, enquanto a Volvo Car aparece em 2º lugar entre os 100% elétricos, com participações na faixa de 9% nos dois casos.



Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/BYD

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