Demanda por financiamento de veículos cresce em maio


No acumulado do ano, contudo, verifica-se queda de 8,4%
Demanda por financiamento de veículos cresce em maio

Acompanhando o desempenho positivo do varejo automotivo brasileiro, as vendas financiadas de veículos cresceram 13,7% em maio sobre abril, atingindo 478 mil transações entre novos e usados, incluindo leves, pesados e motos. Os dados foram divulgados pela B3, que chama a atenção para o fato de no comporativo interanual os resultados ainda serem negativos. Em comparação com maio de 2021, foi detectada queda de 5%.

Com relação ao segmento de automóveis e comerciais leves, a alta sobre abril foi de 13,2% e o recuo sobre o mesmo mês do ano passado de 9,7%. Já o segmento de motos, com 107 mil financiamentos em maio, registrou alta nos dois comparativos, respectivamente de 15,8% e 18,6% . Já a venda a prazo de veículos pesados registrou aumento de 11,3% em relação a abril, mas queda de 14% considerando maio de 2021.

“Apesar de uma pequena melhora no número de veículos financiados por dia útil nos últimos meses, os dados mostram que o mercado ainda permanece em um patamar inferior em comparação com períodos equivalentes em 2021”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

LEIA MAIS

Em maio, o melhor mês do ano no mercado de veículos leves

Perda na produção chega a 150 mil veículos no ano

Emplacamentos de caminhões anotam alta de 10% em maio

No acumulado de janeiro a maio, as vendas financiadas de veículos somaram 2,17 milhões de unidades. É um total 8,4% inferior ao do mesmo período do ano passado, o equivalente a 199 mil unidades financiadas a menos. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Fonte: AutoIndústria – Ilustração: Fonte/B3

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO