Por Décio Costa
Os emplacamentos de caminhões começaram a apresentar perda de ritmo ao fim do primeiro quadrimestre. No mês passado, as 9.033 unidades licenciadas representaram recuos de 1,77% em relação a março (9.201), e de significativos 14,2% na comparação com abril de 2024, quando as vendas somaram 10.531 modelos.
Com o resultado parcial de abril, o mercado transportador absorveu 36.160 caminhões no primeiro quadrimestre, volume considerado estável, com ligeira queda de 0,68% no confronto com o mesmo período do ano passado (36.408).
Pela avalição de Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, o mercado de caminhões tem sido afetado pelas altas taxas de juros, oferta mais seletiva de crédito, além de maior custo operacional provocado pelo aumento do diesel.
“O segmento tem apresentado demanda, mas há cautela por parte dos transportadores, que aguardam por melhores condições de financiamentos”, resume o dirigente no balanço da federação divulgado na segunda-feira, 5. “As perspectivas para o restante do ano, porém, seguem positivas.
Segundo projeta a entidade, a venda de caminhões deverá crescer em 2025. A expectativa de alta 4,5% sobre o ano passado, volume por volta de 127,6 mil unidades.
A Mercedes-Benz encerrou o primeiro quadrimestre na liderança do mercado, com 25,7% de participação, seguida por Volkswagen Caminhões e Ônibus (25,2%); Volvo (18,7%); Scania (13,7%); Iveco (7,7%); DAF (7,6%); e Foton (0,9%).
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Volvo