Demanda do consumidor por crédito cai 0,7% em outubro, diz Boa Vista


No acumulado do ano o resultado ainda é positivo, mostrando alta de 5,5%, muito em função da base fraca de comparação de 2020
Demanda do consumidor por crédito cai 0,7% em outubro, diz Boa Vista

A demanda do consumidor por crédito recuou 0,7% em outubro, na comparação com setembro, de acordo com indicador da Boa Vista. Em relação a outubro de 2020, foi observada elevação de 3,5% e na variação acumulada em 12 meses o indicador registrou alta de 1,4%. Os dados já estão dessazonalizados.

O resultado acumulado no ano desacelerou um pouco, passando de 5,8% para 5,5%, mas, segundo a Boa Vista, deve encerrar o ano em alta, “muito em função do efeito base, a despeito do aumento no custo do crédito.”

O birô de crédito observa que os segmentos que compõem o indicador de demanda por crédito se comportaram de formas diferentes no período. Enquanto no segmento financeiro os números apresentaram alta na comparação mensal e interanual, de 1,5% e 15,8%, respectivamente, no segmento não financeiro houve queda de 2,2% em relação a setembro e de 4,7% em relação a outubro de 2020.

“O impacto do aumento nas taxas de juros, bem como do risco e inflação, chegou primeiro nas empresas não financeiras, em sua maioria, mais vulneráveis em relação às financeiras”, informou a Boa Vista.

Fonte: Diário do Comércio – IMAGEM: Thinkstock

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO