Por Marcus Celestino
Em um mercado amplamente dominado pela Fiat Strada, a Volkswagen apresenta, de forma acanhada, a linha 2024 da Saveiro. O modelo recebe atualizações pontuais, dificilmente perceptíveis para o observador casual, enquanto aguarda uma revisão mais completa prevista para 2025 ou, mais tardar, 2026.
Antes de entrarmos nos pormenores, vale dizer que as poucas mudanças refletem a estratégia da Volkswagen. De acordo com a montadora, 80% das vendas da Saveiro são para o mundo corporativo. Sendo assim, há maior foco nas versões de entrada, Robust, que representam a maior fatia do bolo no mix dos frotistas.
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“Esse é o posicionamento da Saveiro. Adotamos preços competitivos, uma estratégia de ótimo custo-benefício, justamente para abranger o varejo”, salientou Juliana Fukuda, gerente de marketing de produto e preços da Volkswagen do Brasil.
No acumulado do ano, até julho, a Saveiro teve 24.442 emplacamentos. A Fiat Strada, a título de comparação, teve 60.912 unidades licenciadas.
Posto isso, antes de falarmos das (poucas) novidades da linha 2024 da Saveiro, vamos aos preços e versões da picape compacta:
Saveiro Robust CS – R$ 95.770
Saveiro Trendline CS – R$ 101.490
Saveiro Robust CD – R$ 109.710
Saveiro Extreme CD – R$ 114.580
Embora o preço da configuração entrada seja R$ 1.000 mais caro que o do modelo anterior, a versão de topo experimentou uma redução de cerca de R$ 9 mil, mas perdeu alguns equipamentos. Além disso, ela ganhou novo nome, Extreme, mesmo da opção mais “salgada” da Amarok.
Design e equipamentos da Saveiro 2024
Em comunicado à imprensa, a Volkswagen afirma que o “design da Saveiro 2024 ficou mais jovem e funcional”. As nuances, no entanto, não evidenciam tanto o que é colocado entre aspas.
Na dianteira, por exemplo, o capô ficou pouco mais elevado que a da predecessora, com vincos que dão à Saveiro uma carinha até que interessante. O para-choque também passou por leves modificações, e a grade tem um friso cromado que “interliga” os faróis que têm assinatura um tanto diferente.
As versões de entrada vêm equipadas com rodas de aço de 15’’ com calotas escurecidas. A tampa da caçamba, que tem boa abertura, dispõe de faixa que une as lanternas, que também passaram por um pequeno redesign.
A versão de topo, Extreme, substitui a opção Cross e tem adesivos no capô e na lateral. Também tem uma insígnia exclusiva e que apresenta a inscrição “Designed by Volkswagen do Brasil”.
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A Volkswagen Saveiro 2024 Extreme dispõe ainda de rodas de 15’’ exclusivas em preto piano e diamantadas. O desenho, no entanto, tem diferenças muito pequenas com relação ao da antiga versão Cross.
Por dentro, os bancos têm revestimento em couro e com o nome da picape. O volante multifuncional também é revestido em couro e tem costura em preto. Já o painel dispõe de friso em aço escovado.
De série, a versão de topo tem ainda central multimídia Composition Touch. Esta, vale frisar, é pouco mais antiquada que a VW Play. A Saveiro Extreme 2024 dispõe também de quatro alto falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina e indicador de controle da pressão dos pneus.
O pacote opcional Tech, que custa R$ 2.160, acrescenta botão off-road, que ativa, segundo a VW, funções fora de estrada da Saveiro. Tal como o HDC (Hill Descent Control), que se vale do sistema de ABS para controle em rampa em estradas de terra. O pacote traz ainda retrovisor fotocrômico, piloto automático e sensores de chuva e crepuscular.
Motor e câmbio
Mecanicamente, o veículo mantém o motor EA211 1.6 de 116 cv de potência e 16,1 kgfm de torque e o câmbio manual de cinco marchas. A montadora, vale dizer, poderia ter gastado um pouco mais e dado à Saveiro 2024 opção de transmissão automática. Poderia ser, inclusive, a mesma caixa do finado Gol.
Vale frisar que a arquitetura da picape é a mesma. Ela ainda é feita sobre a plataforma do outrora campeão de vendas da Volkswagen. A próxima geração da Saveiro, que pode chegar em 2025 ou 2026, deverá ter arquitetura MQB e opções equipadas com propulsor híbrido flex.
Cores da Volkswagen Saveiro 2024
Disponível em cinco cores, incluindo exclusividades para as versões Trendline e Extreme, a Saveiro 2024 é relativamente monocromática. As opções são as seguintes: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.
Fonte: Automotive Business