“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Dana anuncia Fabrício Santos como Head da divisão Aftermarket na América do Sul

Fabrício Santos liderará as gerências de Desenvolvimento de Produtos, Vendas, Operações e Trade Marketing

30/09/2025

A Dana anuncia a nomeação de Fabrício Santos como o novo Head da Divisão Aftermarket para a América do Sul. Com mais de duas décadas de experiência no setor automotivo, Fabrício assume a liderança com o objetivo de consolidar e expandir a presença da Dana no mercado de reposição da região.

Fabrício Santos liderará as gerências de Desenvolvimento de Produtos, Vendas, Operações e Trade Marketing. Seu foco será impulsionar o crescimento sustentável da Dana, fortalecendo a oferta de soluções inovadoras e de alta qualidade para o mercado de reposição.

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), Fabrício possui uma trajetória consolidada na Dana. Entre 1998 e 2011, iniciou sua carreira como trainee, progredindo até o cargo de Gerente de Contas do mercado OEM, onde gerenciou negócios com grandes montadoras como Scania, Volvo, Iveco, Toyota, Renault-Nissan, Fiat e Navistar. Retornou à Dana em 2015 como Gerente de Vendas e Exportação, estruturando processos de vendas, superando metas estratégicas e liderando iniciativas que resultaram em crescimento expressivo no mercado de exportação.

Com vasta experiência em vendas, desenvolvimento de mercado, elaboração de planos de negócios e profundo conhecimento do portfólio da Dana voltado ao Aftermarket, Fabrício está preparado para conduzir a divisão com excelência. “Estou entusiasmado por estar à frente da nossa divisão Aftermarket, para fortalecer ainda mais nossa presença no mercado de reposição e oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes”, declarou Fabrício Santos.

Se é Dana, então manda  

A Dana é líder de mercado no fornecimento de sistemas tradicionais e eletrificados para veículos comerciais médios e pesados que ajudam clientes do mercado de reposição a obter o melhor peso, desempenho e eficiência, assim como o menor custo de propriedade, independentemente da configuração do conjunto de transmissão. Desenvolve, fabrica e distribui produtos no mercado de reposição combinando uma rede global de 18 Centros de Distribuição com 145 grandes operações de manufatura, prestando serviço e suporte especializados, uma rede de serviço mundial com milhares de profissionais locais, que atendem as demandas de produtos de reposição para automóveis, caminhões leves e pesados, ônibus e equipamentos fora-de-estrada.

Sobre a Dana

Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa ajuda a moldar o progresso sustentável através das suas soluções de energia limpa e convencionais que apoiam praticamente todos os fabricantes de veículos mundiais com sistemas de transmissão e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.  

Com sede em Maumee, Ohio, nos EUA, a empresa reportou vendas de 10,3 bilhões de dólares em 2024, com 39.600 pessoas em 30 países em seis continentes. Com uma história iniciada em 1904, a Dana foi nomeada entre as “Empresas Mais Éticas do Mundo” em 2024 pela Ethisphere e como uma das “Empresas Mais Responsáveis da América do Norte em 2023” pela Newsweek. A empresa é impulsionada por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns aos outros, inspirar a inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um empregador de primeira linha.   

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 78 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).   No mercado da reposição tem uma história de 78 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em www.dana.com.br/aftermarket.

Informes