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Custo de contêineres para importação praticamente triplica no último bimestre

Por Marcus Celestino

Não é de ontem que se discute o aumento do imposto de importação de veículos elétricos. Além disso, a pressão da Anfavea para que o reajuste já seja de 35% logo de cara também não pegou incauto algum de surpresa. 

Por isso, montadoras como a BYD trabalharam intensamente para trazer seus carros para o Brasil ainda durante a bonança do janeiro-junho – com a cota a 12% para híbridos e 10% para elétricos. Tal movimento teve, no entanto, um outro efeito: além de um gargalo, houve alta considerável do preço do frete do contêiner para transporte de, na média, dois automóveis.


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“O valor médio fica, usualmente, na faixa dos US$ 3 mil dólares por contêiner. No entanto, hoje, esse preço para o Brasil praticamente triplicou, indo, em certas negociações, a quase US$ 9 mil”, afirmou Charles Wang, country manager da Zeekr – marca que pertence ao grupo Geely e chega ao país oficialmente em setembro.

Interessante mencionar que, durante o período pandêmico, o custo do frete por contêiner passou por aumento considerável. Segundo, à época, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o valor chegou a bater, no segundo semestre de 2022, US$ 10 mil.

Novos carros da Zeekr embarcam para o Brasil em agosto

Charles Wang, executivo da Zeekr, disse à reportagem da AB que as primeiras unidades dos vindouros produtos da empresa, 001 e X, serão embarcadas em agosto em navio Roll-On/Roll-Off. Isso a um mês do início da pré-venda dos produtos.

A justificativa, além de outros pormenores estratégicos, se calcam na eventual redução do preço do contêiner no período. E, para Wang, o embarque em agosto não afetará em absoluto o cronograma da Zeekr no país: ele garante que os modelos chegam com certa tranquilidade a fim de que sejam homologados e postos à pré-venda no prazo estipulado. 

Interlocutor ligado a uma outra montadora reiterou o aumento dos preços dos contêineres. “Todo esse gargalo, esse movimento, especialmente causado pela BYD, acabou prejudicando nossas importações, mas temos estoque suficiente no país e, por isso, não sofremos tanto“.

A mesma fonte garantiu, ainda, que a BYD levou para o Brasil durante o janeiro-junho número que passou de 100 mil veículos. A montadora de origem chinesa já havia colocado tal número como meta de importação para o período, mas comentou posteriormente que conseguiu fazer “apenas” 80 mil embarques.

Fonte: Automotive Business

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