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Cuidados na manutenção das sapatas de freio do veículo

Assim como as pastilhas de freio, as sapatas, que ficam na parte traseira do veículo, também sofrem desgaste e quando há necessidade de troca, outros itens devem ser avaliados, como tambor, cilindro de roda e molas

21/07/2025

As sapatas de freio, assim como as pastilhas, possuem a função de promover a desaceleração do veículo, ficam na parte traseira do sistema e precisam estar em boas condições para garantir a segurança e eficiência durante a frenagem. A Jurid, fabricante de componentes de freio, aborda que a manutenção preventiva das sapatas exige também a checagem de outros itens que compõem o sistema traseiro do freio.

Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, as sapatas de freio sofrem desgaste semelhante às pastilhas, mas de forma menos intensa e suas condiçõesprecisam ser avaliadas, lembrando que quando há necessidade de troca é necessário observar como estão outros componentes. “Os tambores, por exemplo, não podem estar ovalados, riscados ou com diâmetro interno maior que o máximo recomendado, enquanto o cilindro da roda não pode ter vazamento que contaminará a nova sapata e prejudicará o seu desempenho, assim como as molas devem estar em perfeito estado para garantir o retorno das sapatas”, explica Ana Paola.

A troca das sapatas deve ocorrer quando apresentam desgaste e os sinais que indicam o problema podem ser percebidos em algumas situações, como diminuição da força da frenagem, perda de eficiência do freio de estacionamento, trepidação/pulsação no pedal do freio e ruídos durante a frenagem.

As revisões preventivas em uma oficina de confiança podem ajudar a identificar o estado das sapatas para saber a hora da troca.

Peça do sistema de freio a tambor, a sapata de freio é composta por uma superfície de aço ou ferro fundido conhecido no mercado como patim de freio coberto por um material de atrito como lona de freio que é colada sobre o patim. A sua ação acontece quando o condutor pressiona o pedal e um fluido é enviado pelo cilindro mestre e pelos dutos até o cilindro da roda, que empurra os pistões e pressiona as sapatas contra o tambor.

Localizadas, geralmente, nas rodas traseiras na ponta do eixo e fixas em uma peça chamada espelho, na sequência é montado o tambor.

A Jurid possui linhas de pastilhas, sapatas e lubrificantes que podem ser consultadas no aplicativo do catálogo eletrônico da Jurid: https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.

Sobre a Jurid – A Jurid, marca da Frasle Mobility que fabrica componentes de freios, é referência em pastilhas de freio. Com planta em Sorocaba, produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializalubrificantes para freios.

O seu diversificado portfólio para veículos leves atende o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original.

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