O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, participou do Fórum BandNews “A Força do Crédito”. Durante o programa transmitido pela TV BandNews, na noite desta terça-feira (22), Cotait afirmou haver “um desiquilíbrio econômico na oferta de crédito”. “Os recursos não atingem a ponta e, desta forma, não ajudam a reconstituir a base que foi devastada pela pandemia.”
Cotait lembrou que a rede de Associações Comerciais tem buscado alternativas para diminuir este abismo entre empreendedor e o crédito. O presidente da Federação lembrou o programa de crédito assistido da Facesp, em parceria com a ACCredito e o Sebrae-SP, que chegará, em breve, a todo o estado de São Paulo.
O presidente da Facesp aproveitou o Fórum para voltar a fazer um apelo ao Congresso Nacional sobre a importância de derrubar o veto ao Refis das MPEs. “Apenas em janeiro, mais de 430 mil empresas, que não conseguiram renegociar suas dívidas, foram excluídas do Simples Nacional, o que significa que mais de um milhão de empregos que foram destruídos”, alertou.
O assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, também participou do Fórum. Afif destacou a preocupação com o custo do imposto sobre o crédito. “O IOF sobre o crédito foi majorado, na época da extinção da CPMF, o que encarece o custo do dinheiro”, disse.
“A pandemia é como uma guerra, tivemos experimentos de guerra que servem para tempos de paz. Vamos ter que aperfeiçoar as mecânicas de crédito utilizadas na pandemia para que o dinheiro chegue na ponta”, afirmou Afif.
Apresentado pela jornalista especializada em economia Juliana Rosa, o programa também contou com a presença de Adolfo Sachsida, chefe da assessoria especial de assuntos estratégicos do Ministério da Economia; Bruno Lakwosky, diretor de Crédito do BNDES; e Carlos Melles, Presidente do Sebrae Nacional.
Fonte: Diário do Comércio – IMAGEM: Thinkstock