“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Cores vibrantes para os carros ganham força na indústria

18/01/2023

Tons mais fortes, como o amarelo, ganharam terreno em 2022

As cores vibrantes ganham espaço nos carros e na indústria automotiva mundial. Essa é uma das conclusões do Relatório de Cores para Revestimentos Automotivos, estudo realizado anualmente pela Basf.

O levantamento indica um aumento na procura por veículos de cores menos tradicionais, como amarelo, laranja, verde e violeta. Apesar da mudança, tons acromáticos – ou seja, branco, preto, prata e cinza – ainda tingiram a maioria dos carros de passeio fabricados em 2022.

Cores vibrantes são tendência, mas branco domina os carros

Entre todas as cores de carros, o branco ainda é a mais popular há anos, por conta da “beleza clássica (…) e alto valor de revenda”, de acordo com a conclusão da Basf.

Quando a escolha não envolve cores acromáticas para os carros, azul e vermelho surgem como favoritas. Mesmo assim, os tons vibrantes que já citamos no começo do texto ganham espaço na maioria das regiões do mundo. Segundo o estudo, “as montadoras de veículos estão adotando uma gama mais ampla de diversidade e amplitude de cores do que antes”.

América do Sul é conservadora com cores de carros

Sul-americanos ainda preferem cores mais tradicionais

O estudo também indica preferências dos consumidores por regiões do mundo. Na América do Sul, por exemplo, a escolha recai sobre cores mais tradicionais e menos chamativas, com o branco na preferência e o cinza superando o preto na participação de mercado para as cores acromáticas. Vermelho, azul e marrom ganharam espaço entre os modelos compactos.

“A América do Sul ainda é uma região conservadora. Comprar um veículo aqui significa que você pode não ter a mesma variedade de cores, mas dentro de cada espaço de cor, há alguns efeitos realmente empolgantes e diferentes”, disse Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da Basf para a América do Sul.

Regiões como América do Norte e Europa gostam de tons como o azul

Na Europa, Oriente Médio e África, o azul “ainda tem uma liderança dominante” entre as cores cromáticas, enquanto o laranja “começou a aparecer nas preferências dos compradores de automóveis”. Amarelo, marrom e verde também aparecem como tendências.

Já na América do Norte, variantes cromáticas, como azul e vermelho, surgem no topo da preferência dos consumidores. A Basf notou presença significativa de outras cores vibrantes em carros, como verde, amarelo e violeta.

Na Ásia-Pacífico, houve um aumento na incidência de tons de cinza, enquanto marrom, verde e violeta também foram lembrados. Entretanto, o branco também é a cor mais popular por lá – e isso não deve mudar tão cedo, de acordo com o levantamento.

Fonte: Automotive Business

Informes