Problema pode estar relacionado à estanqueidade de todos os componentes do sistema de vácuo, se isso ocorre é necessário substituir a peça danificada
A Pierburg, marca pemium com presença global em componentes mecatrônicos que fornece para as principais montadoras comercializada no mercado de reposição pela Motorservice, divisão que também é responsável pelos produtos da Kolbenschmidt (KS) e BF, destaca possíveis causas de falta de vácuo que pode levar as falhas no motor dos veículos.
A marca, que investe em soluções e suporte para contribuir com a qualificação e melhoria da capacitação dos profissionais, com divulgação de informativos técnicos, alerta que, muitas vezes, os reparadores na busca de encontrar o problema acabam confiando na memória de erros OBD e ignoram as causas simples que podem estar relacionadas ao sistema de vácuo do veículo.
Em muitos veículos, o vácuo é inserido como energia auxiliar. Todo componente do sistema de vácuo pode ter um vazamento, pelo qual o vácuo escapa. Por isso, o reparador deve observar as seguintes condições:
– Mangueiras defeituosas (porosas, mordeduras de roedores, conexões não estanques);
– Válvulas eletropneumáticas, como por exemplo, válvula de regulação da pressão de admissão;
– Vazamentos nas válvulas de retenção/no reservatório de vácuo;
– Membranas ou vedações defeituosas/porosas nos atuadores pneumáticos.
Os profissionais devem ficar atentos também às falhas que podem indicar defeitos na alimentação de vácuo, tais como:
• Falhas dos componentes da recirculação dos gases de escape e do sistema de ar secundário (no motor a gasolina). Como esses erros são relacionados a poluentes, que são monitorados pelo On-Board-Diagnosis, o veículo pode entrar no modo de emergência.
• Potência de frenagem pode ser significativa no caso de várias frenagens rápidas e consecutivas (condução em declive).
• Regulagem do turbocompressor e a válvula reguladora de diesel estão sem função. Isto pode levar às reclamações “motor com trepidação” ou “falhas de ignição motor”.
• Dispositivos de conforto falham parcial ou totalmente.
• Potência reduzida devido a um ajuste incomum do comprimento ou da válvula no tubo de aspiração.
Em caso de danos, a Pierburg recomenda verificar a estanqueidade de todos os componentes do sistema de vácuo e substituir a peça danificada.
Quando o veículo apresenta problema no sistema de vácuo possui os seguintes sintomas:
• Falhas de ignição motor em caso de carga parcial;
• Motor com trepidação;
• Modo de emergência;
• Diminuição da potência de frenagem;
• Falta de potência com carga máxima.
Sobre a Motorservice – O Grupo Motorservice é a organização de vendas das atividades globais de pós-vendas da Rheinmetall Automotive. É um fornecedor líder de componentes de motores para o mercado de peças de reposição, englobando as marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF. Uma extensa disponibilidade de produtos permite que os clientes adquiram todas as suas peças de reposição de uma única fonte. Além disso, OFERECEMOS SOLUÇÕES é o lema da divisão que atua como solucionadora de problemas para distribuidores, atacadistas, varejistas e oficinas mecânicas. A Motorservice oferece um nível de conhecimento técnico de destaque, somente disponível por ser uma empresa de alta tecnologia.
No Mundo – Com 80 unidades de produção em todos os continentes e mais de 20 mil colaboradores, o Grupo Rheinmetall possui duas áreas de atuação: a Rheinmetall Automotive e a Rheinmetall Defence.
O negócio automotivo conta com três divisões Hardparts, Mechatronics, e Aftermarket, representadas pelas marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e Motorservice. Entre os grandes fornecedores automotivos mundiais, desenvolve soluções voltadas à redução de consumo de combustível e emissões e também à mobilidade, como novas tecnologias para atender os veículos elétricos.
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