Uma nova marca de carros elétricos apadrinhada pela Stellantis teve sua estreia confirmada no Brasil para 2025. A Leapmotor vai iniciar a venda de seus veículos por aqui a partir do ano que vem.
VEJA MAIS:
– Parceria com Leapmotor também será industrial, diz Stellantis
– Stellantis aplica R$ 14 bi em MG e deve exportar mais motores
Apesar da proximidade da estreia, a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar da fabricante chinesa, que chegará ao país com a missão de enfrentar as conterrâneas BYD e GWM.
Por isso, Automotive Business conta a seguir a trajetória da marca parceira do grupo Stellantis no mundo.
Marca nasceu na China menos de uma década atrás

A Leapmotor foi fundada em 2015 em Hangzhou, na província chinesa de Zhejiang, e lançou seu primeiro carro elétrico quatro anos depois. Seu fundador é Zhu Jiangming, engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica.
Em 2023, a empresa foi apontada como uma das startups de carros elétricos mais promissoras de seu país natal.
Até então quase desconhecida fora da China, a empresa ganhou os holofotes no final do ano passado, quando a Stellantis desembolsou 1,5 bilhão de euros por 21% das ações da Leapmotor.
O acordo também contemplou a criação da Leapmotor International, que teria os direitos exclusivos de exportação, vendas e produção dos produtos da marca em diversos mercados. O comando das operações é de Tianshu Xin, CEO da empresa e ex-executivo da Stellantis na China.
“Acreditamos que essa parceria pode impulsionar a Leapmotor a se tornar uma respeitada empresa mundial de veículos elétricos inteligentes.” declarou Jiangming, fundador, presidente e CEO da Leapmotor, na ocasião.
Promessa é de 200 lojas na Europa até o fim de 2024

Pelo planejamento realizado pelas empresas, a Leapmotor estrearia inicialmente em vários mercados da Europa, como França, Itália, Alemanha e Portugal. A promessa da Stellantis é que, até o final do ano, a marca contará com 200 pontos de venda espalhados pelo continente.
Em um segundo momento, a companhia estreia nas regiões da Índia e Ásia Pacífico, Oriente Médio e África e América do Sul a partir do último trimestre de 2024. Além do Brasil, a Leapmotor também iniciará suas atividades no Chile no ano que vem.
Na região, Fernando Varela, atualmente vice-presidente da região Andina e América Central, vai acumular a responsabilidade pela marca Leapmotor para a América do Sul.
Nova marca deve começar com dois modelos

Os primeiros modelos da marca devem ser o SUV C10 e o compacto T03. Este último, inclusive, já foi flagrado durante testes em Minas Gerais.
O C10 é o primeiro projeto global da marca. De acordo com a Stellantis, o SUV foi “construído de acordo com padrões globais de design e segurança”. Com autonomia de 420 km segundo o ciclo WLTP, o C10 recebeu a nota de cinco estrelas nos testes de colisão do Euro NCAP.
Já o T03 é um veículo urbano que oferece “espaço interno de segmento B”. A autonomia declarada é de 265 km, novamente pelo ciclo WLTP, e, segundo a Stellantis, o modelo “foi classificado em primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial da JD Power para o segmento de pequenos veículos elétricos a bateria (BEV)”.
A Stellantis ainda não revelou se a nova marca terá uma rede própria de concessionárias, como acontece com Jeep, Peugeot e Citroën.


































