“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Congresso do Mecânico recebe público recorde para debater inovações na manutenção automotiva

25/10/2024

Brasil conta com mais de 120 mil empresas de mecânica para autos, gerando mais de 750 mil empregos diretos e indiretos. Profissionalização é necessária para cuidar de uma frota que ultrapassa os 57 milhões de veículos

O Congresso Brasileiro do Mecânico, realizado no sábado (19) no Expo Center Norte, reuniu mecânicos, empresários e especialistas, que participaram de palestras e workshops sobre os avanços e tendências no mercado de manutenção de veículos. Em sua sétima edição, o evento organizado pela Revista O Mecânico contou com uma programação diversificada, entre atividades teóricas e práticas, que abordou desde as inovações tecnológicas até sustentabilidade na reparação automotiva.

Entre os principais destaques, a palestra “Como iniciar a jornada de conhecimento para atender os veículos eletrificados na sua oficina”, falou da importância de investir em capacitação para lidar com as novas demandas, diante da modernidade e de consumidores cada vez mais exigentes. A formação profissional no setor permeou toda a programação, uma vez que o mercado apresenta franco crescimento.

Para se ter dimensão desse aumento, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram vendidos 79.304 veículos leves eletrificados no Brasil no primeiro semestre de 2024. É um número 146% maior na comparação com o mesmo período de 2023 e os carros híbridos representam cerca de 61% desse total. Já uma projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que o Brasil pode ter até 62% de carros elétricos em 2035, o que reforça a importância da capacitação profissional, especialmente para acompanhar a evolução tecnológica.

“Os novos veículos chegando no mercado, inclusive com os híbridos e elétricos no Brasil, representa um momento de grandes oportunidades para o segmento de reparação automotiva. Considerando isso, mais um cenário em que os hábitos de consumo mudaram e a tecnologia promove evolução constante, é essencial que os mecânicos estejam preparados para atender demandas da nova realidade,” comentou Rodrigo Pothin, CMO da Loja do Mecânico, coorganizadora do evento. “Para além disso, o CBM tem historicamente desempenhado um papel crucial ao promover discussões sobre essas tendências e tecnologias, buscando impulsionar o setor e alertar sobre as necessidades emergentes, trazendo mais competitividade para as oficinas mecânicas brasileiras por meio mão de obra qualificada”, acrescenta.

Atualmente, o Brasil representa um dos maiores mercados na América do Sul. De acordo com um levantamento do Grupo de Manutenção Automotiva, o Brasil reúne mais de 120 mil empresas de mecânica automotiva, gerando mais de 750 mil empregos diretos e indiretos, para cuidar de uma frota que ultrapassa os 57 milhões de veículos, entre automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas.

As apresentações do congresso também discutiram as novas oportunidades de crescimento e estratégia de fidelização de clientes. “A sustentabilidade não é apenas uma tendência, é uma necessidade. Assim, a adoção de práticas sustentáveis nas oficinas, como com o uso de produtos ecoeficientes e técnicas de reciclagem, não só contribui para o meio ambiente, como também representa uma oportunidade de negócio, agregando valor aos serviços prestados. Buscamos destacar isso nas atividades e todas as discussões no decorrer do evento, alertando o público sobre a importância de se incluir essas ações no cotidiano de trabalho como estratégia de negócio e fidelização”, disse.

A programação contemplou uma área de exposição com mais de 40 marcas e expositores, além dos boxes técnicos e boxes práticos que apresentaram os desafios a respeito do uso e manutenção de veículos. “O congresso deste ano superou nossas expectativas, tanto em número de participantes quanto na qualidade das discussões. Isso mostra que o setor está cada vez mais empenhado em se atualizar e adotar práticas que agreguem valor ao serviço prestado, o que favorece toda a cadeia”, afirmou o executivo.

Sobre a Loja do Mecânico

Fundada em 2003, na cidade de Franca (SP), a Loja do Mecânico é pioneira no comércio de máquinas e ferramentas no Brasil e consolida-se como o maior e-commerce do setor na América Latina. Com a chegada do fundo de investimento EB Capital em 2020, a companhia deu a largada ao projeto de expansão de hubs omnichannel. Atualmente, são 18 pontos físicos que potencializam a proposta de omnicanalidade, permitindo ao cliente comprar no canal de sua escolha, seja físico ou online. As cidades que contam com ponto físico no estado de São Paulo, são: Franca, Ribeirão Preto, Jundiaí, Limeira, Campinas, Praia Grande, Sorocaba, Jacareí, Presidente Prudente, Marília, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Barueri, Embu das Artes, Osasco, Araraquara e Piracicaba, além da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?