Ano vai ter novidades entre os SUVs compactos e ainda mais carros elétricos
Sempre que um ano se inicia ele vem carregado de expectativa. Quando o assunto é carro, então, vira um frenesi tanto para entusiastas, como para quem está doido para trocar de carro, mas quer esperar pelos principais lançamentos de 2025 no mercado automotivo.
Automotive Business separou algumas das estreias de carros mais aguardadas para o ano. Obviamente, os SUVs vão dominar os principais lançamentos de 2025, mas o mercado automotivo também reserva mais veículos elétricos e renovação de modelos consagrados.
Confira os principais lançamentos de 2025 no mercado automotivo.
Volkswagen Tera

Um dos principais lançamentos de 2025, e mais aguardados pelo mercado automotivo, estreia já nos primeiros meses do ano. O Tera chega no primeiro trimestre com a missão de ser o SUV mais vendido da Volkswagen no país.
Posicionado abaixo do Nivus, ele é feito sobre a plataforma MQB A0, com quem a divide com Polo e T-Cross. O porte será de Fiat Pulse e Renault Kardian, dois de seus principais concorrentes.
O Tera será produzido em Taubaté (SP) com a conhecida motorização 1.0 turbo de até 128 cv. Há quem diga que o novo SUV também pode vir com o motor 1.0 aspirado do Polo Track e câmbio manual em uma possível versão de entrada.
Ford Mustang com câmbio manual

A Ford aproveitou o seu tradicional encontro de fim de ano para confirmar a vinda do Mustang com câmbio manual.
O esportivo será oferecido em edição limitada especialmente para o Brasil. Usará o mesmo motor Coyote 5.0 V8 da versão GT Performance, que é equipada com caixa automática.
O modelo será uma das 10 novidades que a Ford prepara para o mercado brasileiro em 2025.
Leapmotor C10

O C10 será o primeiro modelo da Leapmotor no Brasil após a decisão da Stellantis de não trazer o compacto T01 para cá.
O SUV médio parece ser o produto mais adequado para o início das operações da marca por aqui, uma vez que vai competir em um segmento no qual o preço não é o fator decisivo de compra.
Além disso, o C10 tem projeto mais refinado. Tanto é que recebeu nota máxima nos testes de impacto realizados na Europa.
Toyota Yaris Cross

O modelo vem cercado de expectativa. Um porque será o SUV mais acessível da marca japonesa no Brasil. Outro, porque ainda há uma esperança de que o compacto estreie um novo conjunto mecânico, diferente do da linha Yaris.
De qualquer forma, o Yaris Cross deve ser lançado no primeiro semestre de 2025 com o conhecido motor 1.5 aspirado do hatch e do sedã, porém com opções híbridas. Oriundo de um projeto Daihatsu, deve brigar no mercado com Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.
Nissan Kicks

Se o Kicks fez sua estreia mundial no Brasil em 2016, a segunda geração chega ao país com atraso em relação aos outros mercados importantes para a Nissan.
O SUV já foi apresentado na América do Norte (inclusive no México, onde também é fabricado) e no Japão. Por isso, as unidades em teste rodam por aqui com pouca camuflagem.
O novo Kicks é bem maior do que seu antecessor e também virá com uma motorização mais moderna. Será o 1.0 turbo de até 125 cv fabricado no Brasil pela Horse e que já equipa o Renault Kardian.
Honda WR-V

O WR-V deve fazer seu retorno triunfal ao país em 2025. Protótipos rodam há meses com uma discreta camuflagem que não escondem o parentesco com o modelo vendido na Índia.
Por aqui, o WR-V (que se descolou do Fit para assumir a identidade de um legítimo SUV e usa base do City) deve estrear no segundo semestre do ano que vem.
Há chance até dele ser apresentado no iminente Salão do Automóvel, que está previsto para ocorrer em São Paulo, em novembro.
Peugeot 208 e 2008 Bio-Hybrid

No segundo trimestre o hatch e o SUV compactos feitos na Argentina receberão o conjunto híbrido-leve que a Stellantis estreou nos Fiat Pulse e Fastback.
A combinação será a mesma: a bateria de 12V realiza funções de gerador para auxiliar o motor turbo 1.0 de 130/125 cv em determinadas situações.
Chevrolet Onix
O Onix finalmente vai despertar da hibernação. Mais de cinco anos após o lançamento da atual geração o hatch e o sedã compactos passarão por uma merecida atualização.
A gama terá grade e faróis redesenhados e passará por um banho de loja no acabamento interno. Os motores 1.0 aspirado e turbo passarão por mexidas para atender ao Proconve L8.
Há uma expectativa de que os novos Onix e Onix Plus sejam mostrados nos 100 anos da Chevrolet, na segunda quinzena de janeiro. Porém, é possível que essa atualização só seja lançada em meados de 2025.
Kia EV9

Quem já chega em janeiro é o SUV elétrico de luxo da Kia. Com mais de 5 metros e 7 lugares, o EV9 será importado em versão única GT-Line, uma das mais completas e que deve passar do meio milhão de reais.
O modelo funciona com dois motores elétricos, com 384 cv de potência combinada e 61,1 kgfm de torque. Pelo ciclo EPA (dos EUA), o alcance é de 431 km.
Mitsubishi Outlander PHEV

O SUV médio voltará em 2025 ao mercado brasileiro, em nova geração e com motorização híbrida plug-in. O sistema consiste em dois motores elétricos – que garantem autonomia de 90 km em modo puramente EV – e o conhecido propulsor a gasolina 2.4 16V.
A potência combinada é de 255 cv. O curioso é que não é a primeira vez que um Outlander híbrido será vendido no Brasil. Em sua geração anterior, o modelo da Mitsubishi foi o primeiro SUV eletrificado oferecido no país, de 2014 a 2016.
Fonte: Automotive Business