“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Confira os finalistas da premiação Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças

Vencedores serão anunciados na noite 1º de dezembro, em uma cerimônia marcada por muitas emoções e sofisticação

17/11/2025

Por Claudio Milan

Já saíram os finalistas de mais uma edição da pesquisa Maiores e Melhores em distribuição de Autopeças edição nacional. Os vencedores serão anunciados na noite de 1º de dezembro no 033Rooftop JK Iguatemi, o mais sofisticado espaço de eventos de São Paulo.

A cerimônia, que é uma tradição no Aftermarket Automotivo, reúne   a elite executiva e empresarial do mercado para homenagear as empresas que mais se destacam na distribuição de autopeças, de acordo com a opinião de varejistas de todo o País.

A pesquisa, realizada desde 1996, avalia o portfólio de produtos e o desempenho empresarial das distribuidoras de autopeças de acordo com a opinião de 500 varejistas em todas as regiões do País, representando um universo estimado em 18 mil lojas.

O estudo, um dos mais importantes do setor, conta com a metodologia da Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, oferecendo uma radiografia completa do desempenho e da reputação dos principais distribuidores brasileiros.

Referência estratégica para o Aftermarket

Com sua metodologia rigorosa e abrangência nacional, o estudo “Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças” tornou-se referência indispensável para fabricantes, distribuidores e varejistas que buscam entender a dinâmica do mercado e identificar oportunidades de crescimento. Mais do que um ranking, a pesquisa funciona como um guia estratégico, destacando as empresas que se diferenciam pela qualidade de seus produtos, excelência operacional e relacionamento sólido com o varejo.

Relembre evento e matéria com resultados de 2024

Evento: https://www.youtube.com/watch?v=S2OxBUfvwPI&t=4856s

Edição de cobertura: https://novovarejoautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2024/12/NVA-450-_compressed-1.pdf

Finalistas

Metodologia – Duas fases de avaliação

O levantamento é dividido em duas etapas principais:

1ª Fase – Portfólio de Produtos:
Nessa etapa, os varejistas elegem os melhores distribuidores em 21 categorias de produtos e sistemas, que vão de acessórios, amortecedores e filtros até componentes de motor, suspensão e freios. Os vencedores são determinados pela soma total dos votos recebidos em cada segmento.

2ª Fase – Desempenho Empresarial

São pré-classificadas para a segunda fase do estudo as empresas que ocuparam as 12 primeiras posições na classificação geral da primeira etapa e são efetivamente avaliadas as distribuidoras com presença nacional confirmada por filiais, que oferecem um portfólio com ampla cobertura dos sistemas automotivos e que são associadas à Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, entidade do Aftermarket Automotivo pioneira na criação de um código de conduta ética para orientar a atuação das empresas do setor. Os 21 atributos de avaliação da segunda fase são distribuídos em sete grandes grupos. São eles:

  • Produto: qualidade, variedade e disponibilidade das marcas
  • Comercial: eficiência no atendimento, entrega e equipe de vendas
  • Relacionamento: apoio técnico, garantia e suporte promocional
  • Imagem: inovação, evolução e admiração do mercado
  • Importância: frequência de compra, parceria e confiança
  • Presença: competência, comunicação e compromisso

Fonte: Novo Varejo

Informes