Por Christiane Benassi
A nova edição da pesquisa VIES – Variação nos Índices e Estatísticas, produzida a partir dos dados apurados pelos estudos semanais MAPA – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA – Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços realizados pelo After.Lab, a empresa de inteligência de mercado com foco no Aftermarket Automotivo, traz o comparativo do desempenho das lojas de autopeças entre os meses de novembro dos anos de 2021, 2022 e 2023.
Os gráficos mostram que o mercado varejista apresentou índices mais favoráveis em abastecimento, mas andou para trás nos atributos vendas, compras e preços em comparação a novembro do ano passado. Na pesquisa MAPA, a média nacional das vendas fechou com alta de 0,65%, resultado pior que o registrado no mês ano passado e melhor que em 2021. A reposição dos estoques descreveu trajetória negativa, com resultado final para o mês de -0,9%, fechamento ruim quando comparado a novembro de 2022. No que se refere aos dados abrangidos pela pesquisa ONDA, aí apenas se confirmam as megatendências que compõem longa trajetória iniciada na pandemia.
O abastecimento do varejo continua sinalizado queda: -5,02%, negativo, mas ainda assim melhor que nos dois anos anteriores. Finalmente, o histórico de alta nos preços tem se mantido, com expansão média de 3,29%, índice superior ao ano passado, o que demonstra que o mercado ainda enfrenta inflação. Acompanhe nos gráficos também os resultados regionais das vendas, compras, abastecimento e preços e compare o desempenho das lojas de autopeças em 2021, 2022 e 2023 nos meses de novembro. E, semanalmente, nas plataformas digitais do NovoVarejo Automotivo, todos os resultados atualizados das pesquisas MAPA e ONDA.
MAPA
NACIONAL
REGIONAL
ONDA
NACIONAL
REGIONAL
Fonte: Novo Varejo