Foi o terceiro mês seguido em que o Índice Nacional de Confiança (INC) marca 103 pontos. Para a ACSP, isso é resultado da preocupação do consumidor com a inflação
O Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ficou estável em novembro, na comparação com outubro, aos 103 pontos, permanecendo em patamar considerado positivo (acima dos 100 pontos). O indicador está neste nível desde setembro.
Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, essa estabilidade mensal pode ser resultado de dois efeitos opostos. “Por um lado, os aumentos observados no emprego e na renda tendem a impactar positivamente a confiança dos consumidores. Por outro, a deterioração do poder aquisitivo das famílias, provocada pela aceleração da inflação, faz com que o consumidor se torne mais cauteloso nas suas compras”, diz.
Na comparação com novembro de 2023, o INC recuou 7,2%. A sondagem envolveu 1.679 famílias residentes em capitais e cidades do interior de todo o país.
No recorte regional, os resultados foram heterogêneos, com queda da confiança no Nordeste, aumento para as regiões Centro-Oeste e Norte e estabilidade no Sul e no Sudeste.
O mesmo acontece com relação às classes socioeconômicas, com elevação moderada do índice para as classes AB e estabilidade para as famílias pertencentes às classes C e DE.
Segundo o economista da ACSP, a percepção das famílias em relação à situação financeira atual ficou estável, com segurança no emprego também mantendo estabilidade, enquanto as expectativas futuras mostraram-se relativamente mais favoráveis.
Essa melhora da confiança em relação à situação futura resultou em aumento da disposição para comprar itens de maior valor, como carro e casa. Melhorou também a intenção de adquirir bens duráveis, como geladeira e fogão, e ainda fez crescer a tendência para se realizar investimentos.
Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Newton Santos/DC (https://dcomercio.com.br/publicacao/s/acsp-confianca-do-consumidor-fica-estavel-em-novembro-em-nivel-positivo)