O Índice Nacional de Confiança (INC), apurado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), avançou 4,8% em outubro, aos 110 pontos. Foi o quinto mês seguido de alta na confiança do consumidor. O INC varia de zero a 200 pontos, sendo que pontuações acima de 100 são consideradas positivas.
As cinco altas seguidas, segundo a ACSP, podem ser explicadas “pelo aumento da renda das famílias por conta da melhora do mercado de trabalho e das transferências governamentais, da queda da inflação, além da redução dos juros”.
Segundo a ACSP, em outubro, a percepção das famílias em relação às finanças pessoais apresentou acentuada melhora, assim como a sensação de segurança no emprego.
A melhora da confiança reflete no aumento da proporção de consumidores dispostos a comprar itens de maior valor, como carro e casa, além de bens duráveis, como geladeira e fogão.
A melhora da confiança do consumidor fez a ACSP projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir dos últimos meses de 2023, fechando o ano com crescimento de 1,9%.
A sondagem para o INC foi realizada com uma amostra de 1.750 famílias, em nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.
Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Paulo Pampolin/DC