Por Claudio Milan
A consultoria Kerrigan Advisors divulgou os resultados de sua terceira pesquisa anual com montadoras, compartilhando insights sobre o pensamento dos fabricantes de automóveis. Realizada antes do anúncio de tarifas da Administração Trump, em 2 de abril, a Pesquisa Kerrigan OEM de 2025 revela uma crescente preocupação entre os executivos da indústria automotiva sobre a rápida expansão da China no setor automotivo global—especialmente em veículos elétricos (VEs) — e o lançamento mais lento do que o esperado de VEs nos EUA.
Além disso, os executivos de OEM expressaram uma perspectiva amplamente positiva sobre as avaliações e a lucratividade das concessionárias em 2025, antes de quaisquer anúncios de tarifas. “Apesar de reconhecerem a adoção de VEs mais lenta do que o esperado e a crescente concorrência da China, a maioria dos OEMs permaneceu confiante nas vendas de 2025—embora as novas tarifas agora testem esse otimismo”, disse Erin Kerrigan, fundadora e diretora-gerente da Kerrigan Advisors. “Com o aviso da General Motors sobre um possível impacto de US$ 5 bilhões nos lucros de 2025 devido às tarifas, a Ford projetando um impacto de US$ 1,5 bilhão, e ambas suspendendo as orientações devido à incerteza das tarifas, está claro que o mercado está mudando rapidamente. Em meio a essa incerteza, a força da rede de concessionárias dos EUA continua a ser um ativo poderoso—sustentando a lucratividade, apoiando os relacionamentos com os clientes e oferecendo estabilidade crítica na indústria automotiva global, que está mudando rapidamente”.
Ansiedade
Pela primeira vez, a Pesquisa Kerrigan OEM perguntou aos fabricantes de automóveis sobre o papel da China no cenário automotivo em evolução. Setenta por cento dos respondentes expressaram preocupação com as implicações financeiras do crescente market share global dos fabricantes chineses, impulsionado principalmente pela sua dominância no segmento de VEs. Com 76% dos OEMs dos EUA esperando que as marcas chinesas entrem no mercado doméstico, a ansiedade competitiva está aumentando.
٠ Você está preocupado com o impacto financeiro do crescimento global do marketshare dos fabricantes chineses?
٠ Você acredita que as montadoras chineses em algum momento entrarão no mercado dos Estados Unidos?
SIM 70% 76%
NÃO 30% 24%
Fonte: Pesquisa Kerrigan OEM 2025
Enquanto isso, as montadoras continuam a projetar crescimento na adoção de VEs nos EUA, mas a um ritmo mais lento. Quatorze por cento dos respondentes esperam que os VEs representem 21% ou mais das vendas de veículos novos em 2025, apesar dos ventos contrários das políticas, incluindo a possível eliminação dos créditos fiscais para VEs. Oitenta por cento dos respondentes dizem que a transição para VEs está progredindo mais lentamente do que o planejado inicialmente, provavelmente devido às lacunas na infraestrutura de carregamento, altos preços dos veículos e baixa demanda do consumidor. No entanto, uma minoria crescente (10%, acima de 4% em 2024) agora acredita que a transição está acelerando, provavelmente em resposta a grandes descontos e reduções de inventário impulsionadas por incentivos.
“A pressão do lançamento mais lento dos VEs nos EUA e a explosiva expansão global da China, especialmente no segmento de VEs, estão no topo das preocupações dos OEMs,” disse Ryan Kerrigan, diretor-gerente da Kerrigan Advisors. “A preocupação é real—com os fabricantes de automóveis chineses entrando no mercado dos EUA e já dominando a produção global de VEs, os OEMs estão navegando tanto pela disrupção competitiva quanto pela incerteza política simultaneamente. Os próximos anos testarão quão eficaz a indústria pode se adaptar a um cenário global e tecnológico que muda rapidamente”.
Principais resultados da pesquisa com as montadoras
• 76% dos OEMs tradicionais esperam que marcas chinesas entrem no mercado dos EUA.
• 70% dos executivos de OEMs entrevistados estão preocupados com o impacto financeiro do aumento da participação de mercado global dos fabricantes de automóveis chineses.
• 80% dos executivos de OEMs acreditam que a transição para VEs será mais lenta do que o planejado, conforme a pesquisa do ano passado.
• Apesar dos planos da Administração Trump de eliminar os créditos fiscais para VEs, os OEMs ainda esperam que a participação de mercado dos VEs cresça em 2025, com 14% projetando que os VEs representarão mais de 21% do mercado até o final do ano.
• 78% dos respondentes esperam que os valores de mercado das concessionárias (blue sky) permaneçam os mesmos ou aumentem em 2025, e apenas 22% esperam uma queda, uma melhoria em relação à pesquisa de 2024.
• 66% dos OEMs projetam que os lucros se mantenham os mesmos ou aumentem nos próximos 12 meses, enquanto 34% esperam uma queda nos próximos 12 meses, uma melhoria em relação aos 54% de 2024. Comparado a isso, 43% das concessionárias projetaram quedas nos lucros na pesquisa mais recente da Kerrigan Dealer.
• 52% dos OEMs preveem que as margens brutas das concessionárias superarão os níveis pré-pandemia, com 10% esperando que as margens aumentem mais de 25% em relação às médias pré-pandemia.
• 36% dos OEMs projetam que as vendas de veículos novos aumentem nos próximos 12 meses, 46% esperam vendas estáveis e 18% esperam uma queda, um aumento em relação aos 8% de 2024.
• Um sentimento mais negativo sobre os dias de oferta de veículos novos é refletido no aumento dos OEMs que projetam oferta superior a 90 dias (10%, em comparação com 8% em 2024).
Fonte: Novo Varejo