“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Concessionárias derrubam projeção de vendas de caminhões em 2025

Demandas do agronegócio não vieram como o esperado e a atual taxa de juros inibiu os licenciamentos

03/07/2025

Por Bruno de Oliveira

O desempenho negativo das vendas de caminhões no primeiro semestre levou o setor de distribuição de veículos a revisar a sua projeção comercial para o ano.

Na quinta-feira, 3, a Fenabrave, que é a associação que representa os concessionários, informou que as vendas neste ano, segundo suas novas projeções, deverá ser 7% menor neste ano na comparação com o resultado visto no ano passado.

No início do ano, em janeiro, a projeção da entidade indicava uma alta de 4,5% na mesma base de comparação. E abril, a entidade voltou a manter a projeção sinalizando que o aumento do PIB e o Plano Safra, iriam puxar as vendas de caminhões.

O cenário, no entanto, não se confirmou ao longo do semestre apesar do crescimento do PIB, e o Plano Safra, por sua vez, não agradou o agronegócio em sua totalidade.

Soma-se a esses fatores a questão da alta na taxa de juros que influencia diretamente nos financiamentos desses veículos comerciais.

“Observamos que houve um crescimento nas vendas das máquinas agrícola de menor potência, uma vez que o cenário de preço do café, da cana, do arroz, é favorável. As máquinas maiores, para o cultivo da soja, não teve. Isso acabou acontecendo também nas vendas de caminhões”, disse o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

No acumulado do ano, as vendas de caminhões somaram 53,4 mil unidades, resultado que representou queda de 3,6% ante as vendas realizadas no segmento no primeiro semestre de 2024.

As vendas de caminhões somaram em junho 8,3 mil unidades, 5,7% a menos do que em maio e 13,3% a menos do que junho do ano passado.

Projeções para demais segmentos foram mantidas

Se a Fenabrave derrubou a projeção para o segmento de caminhões, por outro lado a entidade manteve a sua visão acerca dos demais segmentos.

As vendas de automóveis e comerciais leves deverá ser 5% maior em 2025. As de ônibus, por sua vez, 6% maiores. As vendas totais, por fim, 4,4% maiores ante 2024.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?