CONAREM participa de processo de certificação profissional com IQA

Iniciativa visa criar oito categorias de profissionais da reparação veicular, entre elas, retificador de motores
CONAREM participa de processo de certificação profissional com IQA

O CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, está ampliando parcerias para promover a capacitação profissional no setor. Um dos acordos firmados com o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) deu início ao processo de implantação de certificação profissional. “A certificação profissional para o setor será mais um avanço na qualidade dos serviços e aperfeiçoamento da mão de obra das empresas”, comenta José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, acrescentando que esta e outras iniciativas de cursos online têm como objetivo suprir a falta de mão de obra especializada. “Não há renovação de profissionais no setor, por isso é nosso dever estimular os jovens a se interessarem pelas oportunidades no segmento”.

A entidade já colaborou com a avaliação de 200 questões que checam o conhecimento e a capacidade técnica dos profissionais. “A proposta é criar oito categorias de profissionais da reparação veicular, entre elas, retificador de motores”, explica.

O CONAREM atua em várias frentes para o desenvolvimento de ações voltadas à capacitação profissional, tendo parcerias com instituições, como SENAC, SENAI e SEBRAE.

Em 2022, continuará com os projetos de cursos online, com o SEBRAE, que focará a gestão de estoque, marketing e finanças, e com o SENAC, voltado para a área comercial e abordagem em vendas. Também lançará o EAD de capacitação de serviços de retíficas com o SENAI, com previsão para início no primeiro semestre.  “O curso é inédito no mundo com esse formato voltado ao segmento de retíficas e deve abranger profissionais de todo o País”, ressalta.

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO