CONAREM cria programa de formação de profissionais em retífica de motor

Programa nacional desenvolvido em parceria com o SENAI e apoio de fabricantes pretende promover capacitação por meio de EAD para jovens ingressarem na profissão de retífica de motores que possui escassez de mão de obra especializada
CONAREM cria programa de formação de profissionais em retífica de motor

O reparo de motores dos mais diversos segmentos, seja automotivo, marítimo, agrícola e equipamentos industriais, é um mercado em evolução. Retíficas de todo o Brasil possuem as mais diferentes demandas, conforme a região onde estão localizadas e os negócios predominantes na economia onde atuam. Mas o setor de retíficas, mesmo tendo demanda de serviços, sofre com a falta de mão de obra especializada. “Não há renovação de profissionais e existe hoje dificuldade para repor o posto de um profissional que se aposenta”, explica José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. 

Sentindo essa necessidade, após uma análise nas empresas de todo o Brasil associadas à entidade, o CONAREM partiu para a criação de um programa inédito de capacitação profissional para o setor de retíficas em parceria com o SENAI e acaba de lançar o EAD – Ensino a Distância, que permite a capacitação técnica de jovens que queiram ter uma profissão em um mercado deficitário em mão de obra e uma oportunidade de emprego com carteira assinada.

O programa de capacitação, que possibilita que o jovem faça o curso de retificador de motores pela plataforma EAD gratuitamente e assim tenha a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, conta com o apoio das principais indústrias de componentes motor. 

A expectativa, segundo Laguna, é capacitar milhares de jovens que poderão ter novas perspectivas e iniciar uma carreira nas milhares de retíficas em todo o Brasil . 

Laguna explica que, futuramente, a ideia é criar o banco de talentos nacional online, com os profissionais capacitados para as empresas do setor poderem fazer o recrutamento.

O curso de retificador de motores, disponível gratuitamente na plataforma do SENAI, possui sete módulos em um total de 40 horas, iniciando por motor a combustão interna, metrologia, diagnóstico e retífica de bloco, cabeçote, virabrequim, biela e volante do motor. Cada módulo terá prazo de 21 dias a partir da inscrição até a resposta do questionário de avaliação do conhecimento adquirido. Ao finalizar e ter atingido a média mínima, o aluno terá direito ao certificado de conclusão por módulo que poderá imprimir ou arquivar e assim participar do banco de talentos do CONAREM.

Para fazer o curso, a pessoa deve ter ensino médio completo, mais de 16 anos, CPF e e-mail.

Para envolver todos os agentes do setor e também divulgar esta ação inédita de capacitação profissional abrangente, o CONAREM lança campanha setorial em seus canais digitais e nas mídias do setor e conta com o apoio dos principais fabricantes parceiros do setor fornecedores: Mahle, Motorservice (Kolbenschmidt – KS e Pierburg), RIO (Riosulense) e Takao. 

 “Estamos lançando uma grande campanha de divulgação com o apoio dos principais fornecedores do segmento, além da participação de retíficas e os demais players do mercado também poderão se envolver na disseminação desta ação inédita”, informa. A adesão está aberta para todas as empresas do aftermarket automotivo, já que se trata de campanha setorial. 

Para acessar o EAD para capacitação de recondicionamento de motor na plataforma do SENAI, acesse: https://online.sp.senai.br/curso/98147/483/caracteristicas-tecnicas-de-motores-a-combustao-interna

Para mais informações sobre o curso, entrar em contato ricardo@conarem.com.br

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO