O freio de estacionamento é um mecanismo de frenagem existente nos veículos para travar as suas rodas traseiras, evitando qualquer movimentação enquanto o veículo está estacionado para promover a frenagem do veículo independentemente da ação do motorista. O seu funcionamento ocorre a partir do acionamento do freio de serviço do carro, interligado ao freio do veículo, ou seja, não é um sistema independente. Por isso, o desgaste contínuo das pastilhas e lonas de freio aumenta a distância que essas peças têm que percorrer até entrarem em contato com o disco ou o tambor. “Essa distância acaba sendo percebida quando o motorista puxa a alavanca do freio de mão, precisando exercer mais força para promover a frenagem, principalmente no caso dos veículos equipados com sistema de freio a tambor”, explica Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, fabricante de componentes de freio.
Ana Paola lembra também que todos os sistemas de freio de estacionamento precisam de uma regulagem inicial, e os que têm acionamento por cabo, mesmo que sejam a disco, necessitam de avaliação periódica. “A regulagem, além de influenciar no freio de estacionamento, interfere diretamente na eficiência do freio de serviço. Outra vantagem é que a correta regulagem do sistema também garante que a força de frenagem seja distribuída de maneira ideal, evitando sobrecarga dos freios dianteiros e reduzindo a probabilidade do surgimento de ruídos e outros problemas”, comenta.
Já no caso do freio de estacionamento com acionamento elétrico, há uma eficiência maior em termos de regulagem, uma vez que o sistema pode se adaptar à medida que as pastilhas vão se desgastando, realizando o ajuste para compensar eletronicamente o aumento da distância entre a pastilha e o disco.
Ana Paola recomenda que em toda a revisão do sistema de frenagem do veículo sejam verificadas as condições do freio de estacionamento e a regulagem seja feita sempre que necessário. Além disso, ela destaca que eventuais falhas ou ineficiência nos freios de serviços podem afetar o funcionamento do freio de estacionamento.
A Jurid oferece portfólio com linhas de pastilhas, sapatas de freio e lubrificantes com diversidade de itens para atender a frota circulante.
Sobre a Jurid – A Jurid, marca da Frasle Mobility que fabrica componentes de freios, é referência em pastilhas de freio. Com planta em Sorocaba, produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializalubrificantes para freios.
O seu diversificado portfólio para veículos leves atende o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original.






























