“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Como a Inteligência Artificial aplicada à logística pode aumentar eficiência do varejo

Com a aproximação do período mais importante para as vendas no setor, tecnologia serve como aliada das PMEs, diminuindo custos e fidelizando clientes

25/11/2025

Diferencial da tecnologia é a possibilidade de acompanhamento da entrega em tempo real (Arte: TUTU)

O crescimento do e-commerce trouxe a Logística para o centro das atenções no varejo. Hoje, a gestão de fluxos é um dos pilares mais estratégicos do setor — e, por isso, investir na área é fundamental. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) entregarem mais rápido, com menos custos e mais satisfação dos clientes, especialmente durante um dos períodos mais estratégicos para o Comércio: a Black Friday.

De acordo com o Mapa da Logística, divulgado pela Loggi, relativo ao terceiro trimestre deste ano, São Paulo é um dos cinco Estados que devem apresentar o maior envio de pedidos via e-commerce durante a data. O dado mostra a importância das compras virtuais na Black Friday e de adotar uma entrega eficiente para atender clientes cada vez mais exigentes.

 “Hoje, o esforço do empreendedor não se limita a vender o produto. É preciso acompanhar todo o processo, já que a logística é decisiva para preservar a reputação do negócio e garantir credibilidade, principalmente nessas ocasiões”, explica Kelly Carvalho, economista e assessora técnica do Conselho de Economia Digital e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

IA expande a eficiência logística

A boa notícia é que garantir essa eficiência não exige infraestrutura própria complexa ou grandes investimentos. Plataformas de logística com soluções integradas de IA permitem automatizar tarefas, otimizar rotas e reduzir custos e tempo. Algoritmos calculam itinerários mais curtos e agrupam entregas por região, considerando variáveis como trânsito e clima, além de permitirem rastreabilidade em tempo real e a substituição de etapas manuais.

Escalabilidade e redução de custos

Outra vantagem é que, ao fazer parcerias com plataformas digitais, as PMEs podem expandir sem aumentar a frota própria ou contratar grandes equipes, ajustando os custos conforme o crescimento do negócio. Dentre os principais benefícios, destacam-se aumento da produtividade, redução de custos e manutenção da competividade, além de escalabilidade.

Experiência do cliente e reputação

A conquista e a fidelização de consumidores também são favorecidas ao oferecerem experiências alinhadas com as expectativas atuais do mercado. De acordo com estimativas, o ideal é manter, pelo menos, 95% dos pedidos entregues dentro do prazo prometido. Atrasos frequentes reduzem a taxa de recompra e aumentam custos com suporte. 

“No e-commerce, rapidez, previsibilidade e rastreio em tempo real já superaram o preço como principal fator de compra. Hoje, essas variáveis fazem parte do valor do produto e melhoram a experiência”, afirma Kelly.  

Sustentabilidade 

A IA também traz ganhos de sustentabilidade. O uso da tecnologia evita rotas desnecessárias, bem como reduz quilômetros rodados, consumo de combustível, porcentual de reentregas e, consequentemente, a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). 

Logística Reversa

Além disso, alguns contratos com operadores logísticos também possibilitam gerar códigos de postagem para que o cliente devolva produtos em pontos de atendimento credenciados ou pelo agendamento de coleta domiciliar, facilitando as devoluções após a Black Friday e evitando a insatisfação dos clientes, além de garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Pontos de atenção e conformidade

Apesar dos impactos positivos, é importante que os empreendedores estejam atentos às opções de contratos com as plataformas digitais, escolhendo aquela que mais se adapta às necessidades do negócio, além de observarem o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque, mesmo ao terceirizar serviços de entrega, a empresa continua responsável pelos dados pessoais dos clientes. 

Outra medida importante é observar as métricas e os indicadores, principalmente quanto à satisfação dos clientes, ajustando planos e estratégias de acordo com as necessidades identificadas.

E-book IA aplicada à logística para PMEs

Para apoiar as PMEs nessas questões, além de entender o funcionamento das plataformas baseadas em IA, o Conselho de Economia Digital e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) preparou o e-book Inteligência Artificial Aplicada à Logística para PMEs do Varejo.

O material reúne informações, boas práticas e estratégias, além de um guia de implementação que ajuda os negócios a adotarem soluções de IA na logística, com foco em eficiência operacional, competitividade e crescimento sustentável. Acesse o Lab FecomercioSP e leia o e-book!

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que afetam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Informes