“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Com Yaris Cross, Toyota se candidata ao pódio dos SUVs

Vendas da marca no maior segmento do mercado interno cresceram 33% até agosto

11/09/2025

Por George Guimarães

Para lá de esperado, o Toyota Yaris Cross tem seu lançamento confirmado para o fim de outubro. O SUV compacto será determinante para o crescimento da participação da marca no mercado total, mas ainda mais no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado interno, responsável por praticamente a metade dos licenciamentos de carros de passeio em 2025.

Como futura opção mais barata da linha de SUVs — hoje formada por Corolla Cross e os importados SW4 e Rav4 —, o novo veículo tem tudo para ser também o mais negociado da marca. E talvez com pouca canibalização do produto imediatamente acima, o Corolla Cross, modelo que liderou as vendas do segmento em agosto e briga pela segunda colocação no ano.

O Yaris Cross pode acelerar ainda mais a ascensão da Toyota no ranking das montadoras que mais vendem SUVs no Brasil e coloca-lá até na segunda posição em prazo nem tão longo, talvez até já em 2026.

De janeiro a agosto de 2025, a participação da marca japonesa no segmento chegou a 8,7% —  com avanço de 33% dos licenciamentos, para 57,7 mil —, 1,4 ponto porcentual a mais do que em igual período do ano passado, o que a deixou bem próxima da terceira colocada, a Fiat, que sustenta fatia de 9,9%.

A líder é a Volkswagen, com 16,8%. Tem ampla vantagem sobre a Jeep, a mais tradicional marca do segmento — e que o liderou por anos —  e que vem perdendo terreno. Se nos primeiros oito meses de 2024 deteve e 13,3% dos licenciamentos, no acumulado deste ano responde por somente 11,2%.

LEIA MAIS

→ Comexport começa a montar o Chevrolet Spark no Ceará até o fim do ano

→ Pela primeira vez, Brasil importa mais da China do que da Argentina

As vendas de SUVs cresceram 15,7% em 2025, para 665,2 mil unidades, enquanto as da Jeep encolheram perto de 3%. A Volkswagen, em compensação, cresceu 20%, desempenho acima da média e que reflete, em boa medida, a chegada do Tera.

O SUV compacto de entrada teve mais de 10,1 mil licenciamentos em apenas três meses, o mesmo número do irmão maior Nivus. Só no mês passado, foram 4,1 mil unidades, resultado que colocou o Tera como o décimo utilitário mais vendido no País.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação

Informes