Utilitário esportivo compacto ultrapassou o veterano Duster, líder da marca no segmento por doze anos
Por George Guimarães
Em novembro o Kardiam atingiu o melhor resultado mensal de em sua curtíssima trajetória de vendas iniciada oficialmente em março.
O SUV compacto, oferecido em três versões de acabamento e motor 1. turbo de 125 cavalos cavalos, acoplado a câmbios manual e automático, esbarrou em 4,3 mil licenciamentos, 1 mil a mais do que em setembro, até então seu melhor mês.
Com esse desempenho, o modelo foi o nono SUV mais vendido no mercado interno e, por bem pouco mesmo, não galgou mais três posições. A diferença para o quinto colocado Jeep Compass limitou-se a setecentas unidades. Para o sexto, o Renegade, também da Jeep, na casa de trezentos veículos e duzentos para o Honda HR-V, o sétimo.
A desvantagem para o Nissan Kicks, o oitavo no ranking, foi de rigorosamente somente 23 licenciamentos, segundo a Fenabrave.
O modelo da Renault já apareceu na frente até de competidores bem estabelecidos e com rede de revendas muito mais ampla, como os Fiat Fastback e Pulse, que tiveram 4 mil e 3,2 mil unidades emplacadas, respectivamente.
Perto de 20,5 mil Kardian foram entregues aos clientes finais do fim de março até novembro. Essa frota assegura outro resultado muito significativo na curta história do modelo: faz dele já o SUV mais vendido da Renault no Brasil.
Lançado no último trimestre de 2011, o Duster só havia perdido o título de SUV da Renault mais negociado em 2018 e 2019, quando o Captur, fora de linha desde 2022, acabara de chegar ao mercado como veículo topo de linha da marca.
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A perda da liderança para o Kardian, agora, deve ser derradeira. Além da esperada ascensão dos números do SUV compacto, que acaba de ganhar opção de entrada mais barata por ser equipada com transmissão manual, a Renault terá um novo utilitário esportivo — do segmento C, médio — , montado sobre a nova plataforma RGMP, de Renault Group Modular Platform, adotada pela primeira vez no próprio Kardian.
Na prática, embora a montadora ainda negue, substituirá o Duster, que cumpriu ótimo papel dentro da linha Renault e do segmento nesta década e meia, com 391 mil unidades vendidas no mercado interno.
Foi o SUV mais vendido do País em 2012 e no ano seguinte, mesmo ficando a segunda posição, estabeleceu seu recorde anual de 50,2 mil licenciamentos. Fechará 2024. provavelmente seu último ano, com menos da metade disso.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação