“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Com quem o novo Honda WR-V vai disputar mercado

SUV compacto da marca japonesa não é tão de entrada assim, pois vai brigar um degrau acima

21/10/2025

Por Fernando Miragaya

O segmento de SUVs compactos está bem pulverizado e cada marca estuda muito bem o posicionamento de seus produtos. O novo Honda WR-V é um bom exemplo. O modelo foi apresentado na primeira quinzena de outubro como SUV de entrada, mas não é bem assim.

Com duas versões de acabamento e preços de R$ 144.900 e R$ 149.900, o novo Honda WR-V fica posicionado mais acima na seara dos SUVs compactos. Na verdade, ele estará meio que na ponte entre os popularmente chamados SUVs de entrada e os ainda compactos, porém maiores e mais equipados.

Novo Honda WR-V belisca base do mercado

No preço e em equipamentos, por exemplo, o novo Honda WR-V rivaliza com as versões topo de linha da base da categoria. Nisso entra o Fiat Pulse Impetus com seu conjunto híbrido leve, por exemplo, que custa R$ 146.990.

Tem ainda o Renault Kardian na configuração Iconic, por R$ 149.990. O mais barato neste recorte é o Volkswagen Tera High, que tem preço sugerido de R$ 141.890. Na comparação, todos esses rivais têm motor turbo, mas a potência não é tão maior que os 126 cv do 1.5 aspirado com injeção direta do Honda.

Com etanol, o Pulse gera até 130 cv de potência, enquanto o Kardian tem motor de 125 cv. O Tera, por sua vez, usa o TSI com 116 cv.

Tamanho é documento para o novo Honda WR-V

Só que na fita métrica o novo Honda WR-V ganha desses SUVs de entrada. São 4,32 metros de comprimento, que superam a mesma medida do trio citado. Sem falar no entre-eixos de 2,65 m, maior até que o do HR-V e bem superior aos de Pulse, Kardian e Tera.

Neste aspecto de tamanho, o WR-V bate de frente com SUVs compactos de porte mais robusto. Pelo preço, a segunda geração do Honda rivaliza com versões de entrada e intermediárias de crossovers como VW T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Fiat Fastback, Jeep Renegade, Renault Duster e Peugeot 2008.

Neste cenário, o novo Honda WR-V leva a melhor justamente pelas dimensões e por parecer maior do que é. Méritos do design, com capô elevado, linha de cintura alta e uma aumentada marota nas caixas de rodas.

Mesmo na frieza de números, mais uma vez o modelo produzido pela fabricante japonesa em Itirapina (SP) leva a melhor. É mais comprido que boa parte dos rivais, além de ter entre-eixos maior.

Sem falar no porta-malas. Com 451 litros, o novo Nissan Kicks só perde para o volume do Fastback e do Duster.

No pós-venda o novo WR-V se vale da fama de confiança mecânica da Honda. Os preços de revisões ainda não foram definidos, mas o SUV chega com seis anos de garantia, contra os usuais cinco ou três dos adversários.

Rival direto do WR-V ainda está por vir

Mas o concorrente direto do novo Honda WR-V ainda está por vir. Na real, já era para estar entre nós.

Falamos do Yaris Cross que vai brigar nessa faixa do mercado de SUVs compactos. O modelo da arquirrival Toyota só não foi lançado porque a fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores, foi parcialmente destruída por um vendaval em setembro.

Quando chegar, o novo Honda WR-V e o Toyota Yaris Cross devem travar um duelo interessante. Afinal, onde uma marca vai, a outra costuma ir atrás. E vice-versa.

Os concorrentes do novo Honda WR-V

Aqui, separamos algumas informações básicas dos prováveis rivais do novo Honda WR-V que se assemelham em termos de equipamentos (akguns com menos itens, outros com mais) e preço.

Fiat Pulse Impetus Hybrid
  • Preço: R$ 146.990
  • Comprimento: 4,09 m
  • Entre-eixos: 2,53 m
  • Porta-malas: 320 litros
Renault Kardian Iconic
  • Preço: R$ 149.990
  • Comprimento: 4,12 m
  • Entre-eixos: 2,60 m
  • Porta-malas: 358 litros
Volkswagen Tera High
  • Preço: R$ 141.890
  • Comprimento: 4,15 m
  • Entre-eixos: 2,56 m
  • Porta-malas: 350 litros
Chevrolet Tracker LTZ
  • Preço: R$ 157.690
  • Comprimento: 4,30 m
  • Entre-eixos: 2,57 m
  • Porta-malas: 393 litros
Fiat Fastback Audace Hybrid
  • Preço: R$ 160.990
  • Comprimento: 4,44 m
  • Entre-eixos: 2,53 m
  • Porta-malas: 516 litros
Hyundai Creta Comfort
  • Preço: R$ 151.290
  • Comprimento: 4,33 m
  • Entre-eixos: 2,61 m
  • Porta-malas: 422 litros
Nissan Kicks Play Advanced Plus
  • Preço: R$ 150.190
  • Comprimento: 4,31 m
  • Entre-eixos: 2,61 m
  • Porta-malas: 432 litros
Peugeot 2008 Active
  • Preço: R$ 149.990
  • Comprimento: 4,30 m
  • Entre-eixos: 2,61 m
  • Porta-malas: 374 litros
Renault Duster Intense Plus CVT
  • Preço: R$ 151.690
  • Comprimento: 4,37 m
  • Entre-eixos: 2,67 m
  • Porta-malas: 475 litros
Volkswagen T-Cross 200TSI
  • Preço: R$ 155.990
  • Comprimento: 4,21 m
  • Entre-eixos: 2,65 m
  • Porta-malas: 373 litros

Fonte: Automotive Business

Informes