Por Caio Bednarski
Um dos veículos mais consagrados do mercado estadunidense, onde liderou as vendas por 41 anos, acaba de chegar ao Brasil. A partir da terça-feira, 14, a Ford abre a pré-venda da picape F-150, que vem importada dos Estados Unidos – e o preço das duas versões, Lariat e Platinum, só será revelado um dia antes.
As primeiras unidades serão entregues de 90 a 120 dias após a venda fechada. A Ford já definiu todo o cronograma de importação e o volume previsto para 2023, mas preferiu manter sob sigilo. Seu vice-presidente para a América do Sul, Rogelio Golfarb, garantiu, porém, que há fôlego para crescer as importações, caso existe mais demanda.
Segundo ele a intenção era ter lançado a F-150 antes no Brasil, mas o projeto demorou mais do que o previsto por causa das adaptações necessárias para que a picape seja abastecida com a gasolina nacional, que pode conter até 30% de etanol em sua mistura. De acordo com Golfarb “o mercado brasileiro de picapes é um dos mais relevantes e competitivos do mundo”.

A décima-quarta geração da F-150 tem como grande destaque a sua carroceria produzida em alumínio de alta resistência, a única do segmento a utilizar este material, que reduz o peso em 200 quilos na comparação com a geração anterior. Golfarb disse que para produzir a nova carroceria foram feitas diversas alterações e adaptações na fábrica, porque o alumínio é um material diferente e requer novos processos, como o abandono da solda.
O motor das duas versões vendidas no Brasil será o Coyote 5.0, também usado como base para o Mustang, mas na picape terá menos potência, 405 cv, acoplado a câmbio automático de dez marchas e oito modos de condução, com consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, segundo a Ford. Para oferecer autonomia acima de 1 mil quilômetros a picape vem equipada com tanque de 136 litros, vendido como opcional nos Estados Unidos, mas que será de série no Brasil para reduzir as idas aos postos de abastecimento.
Tecnologia embarcada é uma das grandes apostas da Ford para atrair clientes para a F-150, que será a responsável pela estreia do Sync 4 no Brasil, sistema próprio da Ford para seu sistema multimídia. O Sync 4 tem processador duas vezes mais potente, melhorou a usabilidade e na picape terá tela de 12 polegadas com conexão via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com diversas funções controladas pela central.

Novas tecnologias de assistência à condução e de segurança também fazem parte dos itens de série, como o assistente de manobras evasivas, que auxilia o motorista a desviar de uma possível batida, e o assistente em cruzamentos, que freia a picape caso o motorista tente avançar com um veículo vindo na outra pista. Piloto automático adaptativo com stop&go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, monitoramento de ponto-cego com cobertura do reboque, câmara traseira com detecção de objetos e oito airbags também fazem parte da lista.
Por dentro, como tudo na F-150, o espaço para os ocupantes é enorme, o que se espera de uma picape grande, mas o material usado e o acabamento são de um carro de luxo, com muito conforto para os ocupantes. O quadro de instrumentos é 100% digital, com tela de 12 polegadas, e a alavanca do câmbio de dez marchas é retrátil. Isto mesmo: ao acionar um botão ela é recolhida para que seja possível montar um superfície plana por cima do console central.
Visualmente as versões Lariat e Platinum têm propostas diferentes, sendo que a primeira aposta em algo mais esportivo, com pormenores escurecidos, e a segunda abusa dos cromados.
No Brasil sua principal concorrente será a picape Ram 1500 Rebel.
Fonte: AutoData