“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Com e-2008, Peugeot quer que cliente experimente a eletrificação

08/11/2022

Produzido na França, Peugeot e-2008 será oferecido por assinatura e locação curta

Querer carro elétrico, muita gente quer. Mas modelos zero combustão, além de caros, ainda são vistos como bicho papão. Com o lançamento do seu terceiro EV no Brasil, o e-2008, a Peugeot resolveu atacar outras frentes para dar prosseguimento ao seu plano de eletrificação no país.

Não que a configuração 100% elétrica do crossover compacto chegue barata. Mas os R$ 259.990 pedidos pela versão única GT importada da França não deixam de ser competitivos para um carro zero combustão que quer se posicionar como uma alternativa mais espaçosa ao e-208 GT. 

Parcerias para cercar o e-2008

Crossover compacto tem design já dentro dos padrões da remodelação do crossover na Europa

O 2008 elétrico usa o mesmo motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm do irmão hatch, porém com algumas ações da marca para destacá-lo nessa seara de descarbonização sobre rodas. Uma delas é que o preço inclui as cinco primeiras revisões ate 100 mil km.

Além disso, o carregador residencial, que permite carregar as baterias de 50 kWh do e-2008 em seis horas, podem ser compradas ou alugadas, em uma parceria com a empresa de mobilidade Tupinambá.


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Ao mesmo tempo, os donos poderão usar a rede de estacionamentos Zeletric, que tem 500 vagas para elétricos, sem o custo de cobrança pela energia consumida. A marca ainda revelou uma parceria com a rede de supermercados St. Marché, em São Paulo, que prevê um posto de recarga em cada loja.

Curiosamente, a rede varejista também vai ser palco da tal experimentação que a Peugeot quer promover com potenciais consumidores. Inspirada em pesquisas recentes que apontam que mais da metade dos brasileiros está disposto a migrar para um EV, a Peugeot mostra as suas garras com ofertas de aluguel, assinatura e até compartilhamento do e-2008.

O SUV compacto ecologicamente responsável estará disponível no Flua!, o serviço de carro por assinatura do Grupo Stellantis. Os planos de um a três anos podem ser contratados em concessionárias ou de forma digital, sendo que o mais longo tem custo de R$ 5.999 por mês.

Mas a marca também diz que é possível alugar o carro por períodos mais curtos diretamente nas revendas. Desde um fim de semana para viajar até para usar durante cinco dias para ir e voltar do trabalho.

Aumento da rede

Peugeot e-2008 vem com cobertura para as cinco primeiras revisões

Tem mais: lembra que falamos do supermercado? A Peugeot, em parceria com o St. Marché e a startup Flou, vai criar um projeto-piloto com estações de mobilidade em três lojas da empresa de varejo. Nelas, usuários poderão passar algumas horas com o carro e devolver em outra unidade, como em um car sharing.

“Queremos ser parceiros nessa jornada do cliente, que tem muitas dúvidas sobre carro elétrico. Fazê-lo experimentar e entender”, explica Lucas Lins, gerente de Veículos Elétricos da Peugeot.

Na parte de pós-venda, além da cobertura das revisões, a Peugeot garante que vai aumentar o número de e-centers – pontos dentro das concessionárias especializados em serviços para os EVs. Dos atuais 11, o plano é chegar a 36 até o fim de 2023. 

Além disso, a marca diz que quer fechar o ano com 180 concessionárias – atualmente, são cerca de 150.

Como anda o Peugeot e-2008?

Crossover elétrico da Peugeot tem desempenho bom, mas com pegada confortável

Se o e-208 é a versão mais esportiva da atual gama do 208, o e-2008 está mais para um meio-termo. Pelo menos no curto trajeto urbano em São Paulo no qual a reportagem da Automotive Business teve o primeiro contato com o SUV elétrico.

Não que os 136 cv de potência e os 26,5 kgfm de torque sejam mansos. Pelo contrário. As respostas ao pedal do acelerador são, como de praxe nos EVs, imediatas. Mas há uma certa suavidade nas reações deste crossover.

O mesmo pode ser percebido no próprio comportamento do e-2008 nas sofridas ruas paulistanas. Mesmo com uma sequência nada invejável de buracos, o crossover da Peugeot não sofreu na pista. Beneficiado não só pelo vão livre do solo de 17,4 cm, como também pelo bom acerto do jogo de suspensão.

O conforto, a propósito, é um dos pontos altos do carro. Os bancos de couro recebem bem os passageiros e o motorista tem uma posição de dirigir que, apesar de ser elevada como se espera em um crossover, não é exagerada. Falta, porém, um ajuste mais preciso do assento, assim como o volante poderia ter um ângulo de regulagem de altura maior.

Mesmo assim, o volante do e-2008 é um capítulo à parte. Ele segue o conceito do i-Cockpit. Pequeno, com boa pegada e partes retas que o remetem a um manche, oferece uma direção precisa e está destacado do painel. Ao fundo, o quadro de instrumentos eletrônico, com efeitos 3D que dão aquele ar futurista à cabine.

O acionamento do câmbio também é novo, com um pequeno seletor e teclas. O acabamento é outro que merece elogios e traz partes que imitam fibra de carbono, além de cromados e aço fosco. O espaço é melhor que no 208 elétrico, especialmente no banco de trás, sem falar no porta-malas de 434 litros, bem maior que o do novo Honda HR-V (354 l).

A central multimídia com tela de 10 polegadas é fácil de mexer, mas sente-se falta de uma conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio – é preciso recorrer ao velho cabo USB. O sistema, ao menos, é intuitivo e traz informações também sobre autonomia e a performance do conjunto elétrico do Peugeot e-2008.

2008 brasileiro continua na mesma

Conceito i-Cockpit está presente no Peugeot e-2008

O alcance do crossover é de 345 km, pelo ciclo europeu WLTP. No carregador residencial que pode ser comprado ou alugado, como dito (os valores não foram informados), o tempo de “abastecimento” das baterias de 50 kWh é de seis horas. Já em tomada comum de 220V, leva-se um dia inteiro, enquanto naqueles carregadores rápidos, chega-se a 80% em 35 minutos.

Um detalhe é que o e-2008, assim como o e-208, tiveram o motor elétrico recalibrado na Europa. Agora, a potência por lá é de 156 cv, enquanto a autonomia subiu para quase 400 km. Porém, essas mudanças só chegarão aqui lá para meados de 2023, já que os primeiros lotes já foram encomendados – o inicial envolve 90 unidades, praticamente todas reservadas.

O que não muda na linha Peugeot é o 2008 brasileiro. Fabricado em Porto Real (RJ), o SUV compacto só recentemente passou por um discreto face-lift na linha 2023 e ganhou equipamentos. Mas não vai adotar o design do e-2008 – que seguiu a remodelação da linha, com design bem mais arrojado e que segue a tendência vista no 208 e no 3008.

Pelo menos o 2008 terá mais colegas na vitrine, e na pegada da descarbonização. A Peugeot diz que trará mais dois modelos eletrificados até o segundo semestre de 2023, sem revelar quais. Um deles, porém, é o 3008 híbrido plug-in.

Além disso, a marca garantiu que terá, nos próximos anos, uma opção elétrica dentro de cada segmento onde atua no Brasil. Isso já acontece com o 208 e o 2008, e a linha de comerciais leves Expert (com a variante elétrica e-Expert), mas vale lembrar que a gama da marca é enxuta e que em breve chega a picape média Landtrek…

Fonte: Automotive Business

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