Por Alzira Rodrigues
Para ampliar negócios no concorrido mercado de caminhões extrapesados, a VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresenta o Constellation 20.480 4×2, equipado com motor de 13 litros, o D26, com potência de 480 cavalos e torque de 2.400 Nm.
“O modelo une força, tecnologia e conforto, com a robustez já reconhecida da família Constellation e a eficiência do motor D26″, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.
LEIA MAIS
→Os dez caminhões mais vendidos no 1º semestre
→Produção de caminhões termina o 1º semestre em alta com ajuda das exportações
O lançamento, segundo o executivo, reforça o compromisso da empresa de oferecer ao mercado veículos cada vez mais competitivos, com alto desempenho e o menor custo operacional, seguindo o conceito da marca de “Menos você não quer, mais você não precisa”.
Com CMT, capacidade máxima de tração, de 60 toneladas e chassi reforçado, a configuração 20.480 — a primeiro 4×2 da família Constellation — é dedicada às aplicações logísticas de curtas e médias distâncias, ideal para composições como semirreboques e bitrens.
O extrapesado vem de série com a transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, que conta com a tecnologia Predictive Shifting, um sistema inteligente que integra a central eletrônica da transmissão ao GPS do veículo, antecipando a troca de marchas conforme o relevo da estrada. Resultando em uma economia de combustível de até 5%.
A VWCO informa que o novo extrapesado tem itens focados na segurança ativa, como o assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESC) e controle de tração (ATC).
“Outro diferencial é a suspensão pneumática integral com quatro bolsões, que proporciona maior estabilidade da carga e conforto para o condutor. O sistema também permite ajuste de altura dos implementos diretamente da cabine, otimizando operações de carga e descarga”, garante a montadora.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/VWCO