“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Com atraso, marca chinesa Neta inicia operações no Brasil em novembro

21/10/2024

Aya será o modelo de entrada da Neta no mercado brasileiro

Empresa havia prometido começar vendas de seus modelos em setembro

Por Vitor Matsubara

Neta, marca chinesa de carros elétricos, agendou para novembro o início de suas operações no mercado brasileiro. A empresa havia prometido iniciar as vendas de seus veículos no país em setembro, o que não aconteceu.


VEJA MAIS:
– Ford admite: “carros chineses estão à nossa frente”
– Carros chineses de marca da Shineray rodam no Brasil


A montadora alega que está finalizando trâmites legais e burocráticos para começar as operações no Brasil. Segundo a assessoria de imprensa da Neta, “com avanços significativos nos últimos meses”.

Primeiras unidades serão faturadas em dezembro

SUV Neta X será vendido por menos de R$ 200 mil

Pelo novo cronograma, a Neta iniciará a pré-venda dos modelos Aya e X a partir de 1º de novembro por meio de lojas em shopping centers espalhadas pelo país. As primeiras unidades serão faturadas a partir de 1º de dezembro.

A nova marca de carros chineses também diz que complementa o estoque de componentes em seu centro de distribuição de peças, localizado em São Bernardo do Campo (SP).

Prazo anterior não se concretizou

Compacto Aya será rival direto do BYD Dolphin

Em agosto, a empresa aproveitou o Festival Interlagos para anunciar o lançamento de três modelos no Brasil.

O Neta Aya e o Neta X começariam a ser vendidos em setembro por R$ 124.900 e R$ 194.900, respectivamente. Já o Neta GT desembarca no Brasil em 2025, assim como o SUV Neta L.

Marca tem 10 anos e está em 29 países

A Neta é uma marca de carros elétricos controlada pela Hozon, que foi fundada uma década atrás em Xangai, na China. Atualmente, a empresa tem 9 mil funcionários, dos quais 3 mil trabalham na área de pesquisa e desenvolvimento. Na China, a marca tem 538 lojas em 219 cidades. Até o fim de 2025, a meta é chegar a 1.000 concessionárias.

Atualmente, a Neta está presente em 29 países pelo mundo (com subsidiárias em locais como Holanda, Malásia e Emirados Árabes Unidos) e já vendeu mais de 400 mil veículos desde a sua fundação.

Promessa é de fabricar carros no Brasil

Nas Américas, a Neta tem filiais no México (onde constrói uma fábrica) e promete produzir carros no Brasil.

A montadora, inclusive, já estaria estudando a localização de sua primeira planta brasileira. A fábrica da Toyota em Indiatuba (SP) é uma das possibilidades.

Fora da China, a meta da empresa é constituir 500 lojas até o fim deste ano.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?