Empresa havia prometido começar vendas de seus modelos em setembro
Por Vitor Matsubara
A Neta, marca chinesa de carros elétricos, agendou para novembro o início de suas operações no mercado brasileiro. A empresa havia prometido iniciar as vendas de seus veículos no país em setembro, o que não aconteceu.
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A montadora alega que está finalizando trâmites legais e burocráticos para começar as operações no Brasil. Segundo a assessoria de imprensa da Neta, “com avanços significativos nos últimos meses”.
Primeiras unidades serão faturadas em dezembro

Pelo novo cronograma, a Neta iniciará a pré-venda dos modelos Aya e X a partir de 1º de novembro por meio de lojas em shopping centers espalhadas pelo país. As primeiras unidades serão faturadas a partir de 1º de dezembro.
A nova marca de carros chineses também diz que complementa o estoque de componentes em seu centro de distribuição de peças, localizado em São Bernardo do Campo (SP).
Prazo anterior não se concretizou

Em agosto, a empresa aproveitou o Festival Interlagos para anunciar o lançamento de três modelos no Brasil.
O Neta Aya e o Neta X começariam a ser vendidos em setembro por R$ 124.900 e R$ 194.900, respectivamente. Já o Neta GT desembarca no Brasil em 2025, assim como o SUV Neta L.
Marca tem 10 anos e está em 29 países
A Neta é uma marca de carros elétricos controlada pela Hozon, que foi fundada uma década atrás em Xangai, na China. Atualmente, a empresa tem 9 mil funcionários, dos quais 3 mil trabalham na área de pesquisa e desenvolvimento. Na China, a marca tem 538 lojas em 219 cidades. Até o fim de 2025, a meta é chegar a 1.000 concessionárias.
Atualmente, a Neta está presente em 29 países pelo mundo (com subsidiárias em locais como Holanda, Malásia e Emirados Árabes Unidos) e já vendeu mais de 400 mil veículos desde a sua fundação.
Promessa é de fabricar carros no Brasil
Nas Américas, a Neta tem filiais no México (onde constrói uma fábrica) e promete produzir carros no Brasil.
A montadora, inclusive, já estaria estudando a localização de sua primeira planta brasileira. A fábrica da Toyota em Indiatuba (SP) é uma das possibilidades.
Fora da China, a meta da empresa é constituir 500 lojas até o fim deste ano.
Fonte: Automotive Business