As vendas de veículos leves alcançaram 214,4 mil unidades em agosto, apontam números preliminares fornecidos pela Bright Consulting. A comparação com igual mês do ano passado, quando foram negociados 222,8 mil, indica recuou 3,8%. Frente a julho, a queda chegou a 6,9%.
A consultoria, entretanto, destaca que o mês passado teve 21 dias úteis, dois a menos que em julho e um a menos do que em agosto de 2024, o que, naturalmente, contibuiu para as quedas apontadas. Prova disso é a média diária, que ficou em 10.209 em agosto, acima das 10.129 de 2024 e das 10 mil de julho.
A modalidade de venda direta respondeu por 45,8% dos licenciamentos, 98,3 mil unidades, acima dos 44,8% de julho e próxima dos 46,4% de um ano antes. No acumulado do ano, as vendas diretas representam 45,9% do total, quase três pontos porcentuais a mais do que em 2024.
Negócios efetuados no varejo resultaram em 116,1 mil licenciamentos, queda de 2,8% na comparação com agosto de 2024. No acumulado deo ito meses, os canais seguem trajetórias opostas: o showroom caiu 2,1%, enquanto a venda direta avançou 9,6%.
De janeiro a agosto, o mercado interno absorveu 1, 57 milhão de automóveis e comerciais leves, crescimento de 3% frente aos primeiros oito meses do ano passado.
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No mês passado, a Fiat se manteve à frente, com 21,2% de participação, seguida mais uma vez pela Volkswagen (18,3%). A General Motors ficou na terceira colocação (10,2%), à frente de Hyundai (7,9%) e Toyota (7,3%). A participação somada das marcas chinesas segue em trajetória de alta: chegou a 9,9%.
A Bright ainda enfatiza o avanço dos veículoseletrificados, que tiveram 25,4 mil unidades emplacadas no mês passado, 11,4% do total, e já somam 160,2 mil ao longo de 2025, 48,5% a mais.
Os elétricos puros, aqueles movidos exclusivamente a bateria, acumularam 8,4 mil unidades em agosto, ante 6,5 mil dos híbridos plug-in, 4,8 mil dos híbridos leves e igual número de híbridos fechados.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação