“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

CNC e CBCPAVE iniciam agenda no Congresso para defender pautas estruturantes do setor

Projetos debatidos fazem parte da Agenda Institucional da CNC que será apresentada em março ao Legislativo e Executivo

12/02/2026

O coordenador da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE) e presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Palmeira Leitão, e o coordenador do Executivo da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da CNC, Douglas Pinheiro, estiveram no Congresso Nacional para avançar no diálogo com parlamentares sobre pautas estratégicas do setor automotivo.

Uma das pautas em discussão foi o Direito de Reparar (Right to Repair), que defende o acesso de consumidores, oficinas independentes e comerciantes de autopeças a informações técnicas, softwares de diagnóstico e componentes necessários para a manutenção adequada de veículos. No Brasil, o tema vem ganhando relevância diante de práticas que restringem o acesso a dados técnicos, elevam os custos de reparo e limitam a atuação do mercado independente.

Outro ponto em debate foi sobre a Inspeção Técnica Veicular (ITV) e a Inspeção de Segurança Veicular (ISV). A oferta de reparos acessíveis e acesso à informação técnica adequada contribui para reduzir acidentes decorrentes de falhas mecânicas.

Ranieri Leitão destacou que a presença da CBCPAVE no Congresso, com o apoio da DRI e da Assessoria das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços (ACBCS), reforça o papel institucional da Câmara de defender e fortalecer o setor, em alinhamento com a atuação da Confederação, que tem apoiado tecnicamente a agenda do segmento.

Agenda Institucional da CNC

Todas essas iniciativas estão incluídas na Agenda Institucional da CNC que será entregue no dia 25 de março, em Brasília. O evento contará com a presença de parlamentares, autoridades do Poder Executivo, da Diretoria do Sistema CNC-Sesc-Senac e representantes de entidades do setor produtivo.

“Este ano será decisivo para o avanço de políticas públicas relacionadas à segurança veicular, competitividade e modernização regulatória no setor automotivo. A CBCPAVE, a DRI e a ACBCS seguirão presentes no Congresso Nacional ao longo do ano, ampliando o diálogo com parlamentares e monitorando temas estratégicos para o segmento”, afirmou Leitão.

Fonte: CNC

Informes