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Clientes acusam Tesla de monopólio em serviços de pós-venda

17/03/2023

Donos reclamam de prazos longos para realização de serviços e valores altos

Por Vitor Matsubara

A Tesla foi processada por clientes que dizem ter sido forçados a pagar valores exorbitantes e enfrentar longas esperas para consertar seus carros.

Segundo informações da agência de notícias Automotive News, o motivo seria a política de monopolização nas peças de reposição e serviços de reparo e manutenção.


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O caso foi registrado na última terça-feira na Corte Distrital dos Estados Unidos, em São Francisco, em nome de Virginia M. Lambrix, que reside em Sonoma e é dona de um Model S.

Demora nos serviços gera inconvenientes

Segundo ela, proprietários de veículos movidos a combustão contam com inúmeras opções para realizar manutenção e reparos de seus carros, além de poderem realizar alguns serviços por conta própria. O processo aponta que, nestes casos, os consumidores contam com peças originais de fábrica ou produzidas por outras fabricantes.

Porém, os donos de modelos da Tesla contam com uma única opção: levar seus carros para oficinas mantidas ou aprovadas pela Tesla. Lambrix argumenta que essa limitação acontece por conta do desejo da empresa em alavancar seu domínio de mercado nos serviços de pós-venda.


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Essas práticas estariam causando “atrasos significativos no reparo e manutenção dos carros elétricos em troca de preços supracompetitivos por essas peças e serviços após concluídos tardiamente”, de acordo com o processo.

Procurada pela reportagem da agência de notícias, a Tesla não se pronunciou.

Fonte: Automotive Business

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