“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Citroën Basalt Feel MT é eleito carro mais econômico pelo Instituto Mauá

• Entre os compactos com motor 1.0 aspirado, o SUV Citroën Basalt na versão Feel foi o que obteve melhor resultado nas provas de consumo mensurado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e publicado no Ranking Folha Mauá 2025• Veículo rodou 24,2 quilômetros com um litro de gasolina no uso rodoviário, a uma velocidade constante de 90 km/h• Na cidade, a média de consumo do combustível marcou 14,3 km/l• O SUV Coupé é o mais acessível do país e ganhou em 2026 evoluções importantes em conforto, acabamentos internos e funcionalidades

07/10/2025

O Citroën Basalt Feel foi eleito o carro mais econômico pelo Ranking Folha Mauá 2025. O veículo obteve os melhores resultados nas provas de consumo com gasolina, dentro dos testes realizados em parceria pelo jornal Folha de S.Paulo e o Instituto Mauá de Tecnologia. 

O Basalt rodou 24,2 quilômetros com um litro de gasolina no uso rodoviário, a uma velocidade constante de 90 km/h. Na cidade, a média ficou em 14,3 km/l. 

Os testes foram realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos em Limeira (SP),  na pista da empresa ZF. A verificação do consumo na cidade é realizada em um trajeto de 27 km e para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km. 

Ambos os trajetos dos testes ficam em São Caetano do Sul (na Grande São Paulo), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no Instituto Mauá de Tecnologia. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário. 

CITROËN BASALT TRAZ EVOLUÇÕES NO MODELO 2026 

O Citroën Basalt Feel MT é o SUV Coupé mais acessível do país e ganhou recentemente evoluções em conforto, acabamentos internos e funcionalidades. O veículo traz motor 1.0 Firefly, sensor de estacionamento traseiro, bancos e apoio de braço do motorista com revestimento de tecido. O interior ganha ainda mais personalidade com costuras aparentes em cores contrastantes, peças em preto brilhante e combinações exclusivas de cores e materiais. Os comandos dos vidros traseiros agora estão posicionados na porta do condutor e também nas portas dos passageiros. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25″ passa a trazer bordas ultrafinas em preto brilhante, cor que se estende à moldura das saídas de ar, deixando o visual frontal mais leve. O modelo mantém o nível de navegação imersiva e moderna com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. Todas as versões passam a contar com luz de cortesia no porta-luvas e dupla entrada USB do tipo C. 

O Citroën Basalt Feel também sai de série com retrovisores elétricos, rodas de liga leve 16″ pintadas de cinza e sensor de estacionamento traseiro. Entre as cores disponíveis estão o Preto Perla Nera, Branco Banquise, Azul Cosmo Blue, Cinza Artense, Cinza Grafito e Vermelho Rubi. 

Sobre a Citroën 

Desde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.  

Sobre a Stellantis 

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma montadora líder global, comprometida em  oferecer aos seus clientes a liberdade de escolher a maneira como se movem, adotando as tecnologias mais recentes e criando valor para todos os seus stakeholders. Seu portfólio exclusivo de marcas icônicas e inovadoras inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para mais informações, visite www.stellantis.com.

Informes